HISTÓRICO

A Associação dos Bancários de Carazinho foi fundada em 31 de julho de 1952, com o compromisso de lutar pelos interesses da categoria bancária. Teve como primeiro presidente o Sr. Arno Schlichiting; Secretario Altamiro Prompt e Tesoureiro Attenor Marques.

 

A Associação transformou-se em Sindicato em 04 de dezembro de 1956. Em 19 de novembro de 1973 o Sindicato sofre intervenção da Federação dos Bancários do Rio Grande do Sul, sendo nomeado uma junta governativa.

 

Em 1985 cria-se o movimento de oposição bancária, em diversas cidades do Rio Grande do Sul tais como Passo Fundo, Santa Rosa, Santa Maria, Pelotas, Santo Ângelo, Santa Cruz do Sul entre outras.

 

Em nossa cidade o movimento de oposição bancária é liderado pelo companheiro Renato, que na eleição mais concorrida da história da entidade, vence a chapa da situação por ampla maioria dos votos. A partir da posse da nova diretoria inicia-se o processo de expansão da base territorial do Sindicato, que conta hoje com 25 municípios em sua área de abrangência.

 

No ano de 1987 realiza-se a maior greve da categoria com mais de 800 mil bancários cruzando os braços no país inteiro, na base territorial de Carazinho 90% da categoria adere ao movimento. Em 1988 o Sindicato adquire sua sede própria no atual endereço da Rua Venâncio Aires 338.

 

Em 1989 o Sindicato numa assembléia memorável filia-se a Central Única dos Trabalhadores CUT e é votada também a devolução do imposto sindical à categoria.

 

Em 1990 o Sindicato adota o modelo de gestão colegiada passando a denominar-se Sindicato do Bancários de Carazinho e Região. Em 1992 é dado início da construção da nova sede inaugurada em 1996.

 

Foto 1Foto 2Foto 3