Notícias

INSS MUDA CÁLCULO DA APOSENTADORIA POR INVALIDEZ E DO AUXILIO-DOENÇA

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) mudou o cálculo do auxílio-doença e da aposentadoria por invalidez. Agora o cálculo levará em conta a média dos 80% maiores salários de contribuição desde julho de 1994.

Pela fórmula anterior, quando o segurado tinha menos de 60% das contribuições exigidas como carência para a aposentadoria, o cálculo era feito pela média aritmética simples de todos os salários de contribuição desde julho de 1994. A mudança vai beneficiar a quem teve variações de salário, segundo o Ministério da Previdência.

O cálculo foi alterado para seguir a mesma regra aplicada a outros benefícios concedidos pelo INSS. Em alguns casos, havia ações na Justiça em decorrência da diferença, e o órgão era quem perdia, de acordo com o ministério.

O decreto também alterou a redação dos artigos que tratam do reconhecimento da qualidade de dependente dos filhos e irmãos menores e inválidos. Os filhos e irmãos maiores ou emancipados, caso se tornem inválidos, não podem ser novamente considerados como dependentes dos pais ou irmãos. Essa regra já era aplicada pelo INSS.

A modificação está publicada na edição do "Diário Oficial da União" de quarta-feira, dia 19. A nova regra vale apenas para os benefícios concedidos a partir desta quinta-feira, dia 20.

Fonte: Agência Brasil

Veja outras notícias

Encontro Estadual do Itaú acontece no dia 8 de julho, às 18h

Evento integra a 27ª Conferência Estadual dos Bancários e debate condições de trabalho no banco Na próxima terça-feira, 8 de julho, às 18 horas, acontece o Encontro Estadual do Itaú, em formato virtual, pela plataforma Zoom. A atividade é parte da programação da 27ª...