Notícias

IGP-M FECHA 2009 COM DEFLAÇÃO DE 1,72%, A MENOR TAXA DA HISTÓRIA

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) – indicador adotado no reajuste da maior parte dos contratos de aluguel de imóveis – encerrou este ano em deflação pela primeira vez em sua história, iniciada em 1989. O indicador caiu 1,72% em 2009 após apresentar aumento de 9,81% em 2008.

Até hoje, a menor taxa anual do IGP-M era referente ao ano de 2005, quando subiu 1,21%. O desempenho anual do IGP-M foi anunciado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), que também divulgou o resultado de dezembro do índice.

No último mês do ano, o indicador apresentou queda de 0,26%, após subir 0,10% em novembro. A FGV anunciou ainda os resultados dos três indicadores que compõem o IGP-M de dezembro. O Índice de Preços por Atacado – Mercado (IPA-M) caiu 0,50% este mês, ante elevação de 0,08% em novembro.

Por sua vez, o Índice de Preços ao Consumidor – Mercado (IPC-M) apresentou elevação de 0,20% em dezembro, ante aumento de 0,14% em novembro.

Já o Índice Nacional de Custos da Construção – Mercado (INCC-M) registrou alta de 0,20% em dezembro, ante avanço de 0,18% em novembro.

O período de coleta de preços para cálculo do IGP-M de dezembro foi do dia 21 de novembro a 20 de dezembro.

Fonte: Agência Estado

Veja outras notícias

Lucros crescem, mas Santander começa 2026 com demissões e sobrecarga

O ano mal começou e o clima já pesou no Santander. O banco tem promovido, nas primeiras semanas de 2026, desligamentos abruptos e sem transparência. Os diretores do Sindicato atenderam trabalhadores de carreira, com anos — e até décadas — de dedicação, dispensados de...

PLR dos bancários 2026

A Participação nos Lucros ou Resultados (PLR) dos bancários em 2026 é regida pela Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2024–2026, que define critérios de cálculo e prazos de pagamento. O pagamento é feito em duas parcelas. A primeira, de antecipação, é creditada até...

Sindicato solicita o pagamento do PRB e Bradesco nega

Em reunião online realizada na tarde desta quinta-feira 12, o Sindicato, por meio da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Bradesco, solicitou ao banco o pagamento da parcela fixa do Programa de Remuneração Bradesco (PRB). A cobrança ocorreu porque a ROE...