Notícias

ATO PÚBLICO MARCARÁ DIA EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DE ACIDENTES DE TRABALHO

Era 28 de abril de 1969. Uma explosão mata 78 trabalhadores de uma mina, no estado da Virgínia, nos EUA. Em 2003, a Organização Mundial do Trabalho (OIT) consagrou a data à reflexão sobre a segurança e a saúde no trabalho. Dois anos depois, através da lei nº 11.121, é instituído o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Para celebrar a data, o Fórum Sindical Saúde do Trabalhador e a CUT-RS, preparam uma manifestação pública, que será realizada na próxima quarta-feira, 28. Durante toda a manhã serão promovidas palestras e debates no Largo Glênio Peres, no centro de Porto Alegre. A saúde do trabalhador, as condições de trabalho e outros assuntos serão discutidos por líderes sindicais, políticos, profissionais da área da saúde, especialistas jurídico do trabalho, e claro, trabalhadores em geral.

O diretor de Saúde da Fetrafi/RS, Amaro Souza, ressalta a importância do ato público e da participação do sindicalismo bancário na manifestação. "Esta é mais uma atividade pautando a política permanente de saúde do trabalhador, em conjunto com as demais entidades sindicais, mobilizando para a avançar e consolidar novas conquistas na área da Saúde", declara Amaro.

Números

As estatísticas sobre acidentes de trabalho no Brasil justificam a mobilização, que será coordenada pela Fetrafi/RS. Em 2008, foram registrados 747mil acidentes de trabalho, originando 2.757 mortes e 12.071 casos de trabalhadores ou trabalhadoras que sofreram incapacidade permanentemente.

O contexto atual do trabalho é digno de cuidados. Os empregados convivem com diversos problemas, que expõem a saúde física e mental de maneira permanente. A implantação tecnológica nos processos produtivos exige dos funcionários atualização constante para acompanhar a evolução dos equipamentos. Além disso, a intensificação do ritmo de trabalho e as longas jornadas estafam os trabalhadores, que são obrigados a cumprir metas abusivas. A este contexto, soma-se a prática desumana do assédio moral, que praticada pelos patrões, expõe o trabalhador a humilhações, causando doenças psicológicas e físicas.

O aumento dos acidentes de trabalho, que incorpora apenas os trabalhadores celetistas, é resultado da implantação do Nexo Técnico epidemiológico Previdenciário (NTEP). O Nexo atende parcialmente uma antiga reivindicação do movimento sindical, em razão da subnotificação das doenças do trabalho, mas deixa de fora os servidores públicos e os trabalhadores da economia informal.

Todos os anos no Brasil são gastos bilhões em recursos públicos com os acidentes de trabalho. Em 2008 foram R$46 bilhões com assistência médica, benefícios por incapacidade temporária ou permanente e pensões por morte de trabalhadores vítimas das más condições de trabalho.

Confira a programação do Dia Internacional em Memória às vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho

9h Abertura

9h15 Informativo dos Sindicatos frente à realidade de cada categoria com referência com a saúde dos trabalhadores, com a presença de entidades sindicais ligadas ao FSST/RS

10h Fator Previdenciário
Senador Paulo Paim
Dep. Federal Marco Maia – presidente da Câmara dos Deputados
Osvaldo Fauerharmel – Presidente da Fetapergs,
João Lucas Machado de Mattos – advogado Previdenciário do Escritório
Woida, Forbrig, Magnano e Associados

10h30 Condições de trabalho
Luiz Alfredo Scienza – auditor fiscal do Trabalho SRTE/RS
Ivo Vaillati – Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Bento
Gonçalves e Região
João Menezes – Sindisaúde/RS
Amaro Silva de Souza – Federação dos Trabalhadores em Instituições Financeiras/RS
Mara Webber – Sintrajufe
Carlos Nascimento – Sindtest
Alex Sander Avali – Sinttel/RS

11h Perícias do INSS
Sinara Pastori – Gerente do INSS Porto Alegre
Rogério Dornelles – Médico do Trabalho e Assessor Técnico dos Sindicatos
João Lucas Machado de Mattos – Advogado Previdenciário do Escritório
Woida, Forbrig, Magnano e Associados

12h Conselho Municipal e Estadual de Saúde e a Saúde do Trabalhador
Carlos Alberto Ebeling Duarte – Conselho Estadual de Saúde
Maria Letícia Garcia – Conselho Municipal de Saúde

Fonte: FETRAFI

Veja outras notícias

FELIZ ANO NOVO

UM NOVO COMEÇO É SEMPRE UMA CHANCE DE RENASCER. QUE TENHAMOS CORAGEM PARA SONHAR ALTO, PACIÊNCIA PARA ESPERAR O TEMPO CERTO E GRATIDÃO PARA VALORIZAR CADA VITÓRIA, POR MENOR QUE PAREÇA. FELIZ 2026. SINDICATO DOS BANCÁRIOS DE CARAZINHO E REGIÃO

FELIZ NATAL E FELIZ ANO NOVO

VOCÊS SÃO PARTE ESSENCIAL DA NOSSA HISTÓRIA E MOTIVO DA NOSSA LUTA DIÁRIA. QUE VENHAM MUITOS OUTROS ANOS DE PARCERIA E CONQUISTAS JUNTOS. E QUE A DEDICAÇÃO DE CADA UM SEJA RECONHECIDA, DESEJAMOS A VOCÊ E SUA FAMÍLIA UM FELIZ NATAL E PROSPERO ANO NOVO. SINDICATO DOS...

Caixa: Empregados de todo o Brasil, mobilizem-se!

CEE cobra mudanças no Super Caixa, denuncia impactos da reestruturação e reforça mobilização contra fechamento de unidades da Caixa A Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa Econômica Federal voltou a cobrar mudanças profundas no programa Super Caixa e o fim...