As agências bancárias do Estado poderão ser obrigadas a oferecer locais para que os clientes aguardem sentados por atendimento.
Foi aprovado terça-feira, dia 8, pela Assembleia Legislativa um projeto de lei neste sentido, de autoria do deputado Gerson Burmann (PDT).
A proposta recebeu 37 votos favoráveis e cinco contrários e aguarda sanção da governadora Yeda Crusius. O texto prevê que as agências deverão usar senha, manual ou eletrônica, para identificação da ordem de atendimento dos clientes.
De acordo com o vice-presidente da Associação dos Bancos no Rio Grande do Sul e presidente executivo do Sicredi, Ademar Schardong, a maioria das agências já oferece os serviços previstos no projeto. Para as que ainda não disponibilizam, ele acredita que a adequação não exigirá grandes investimentos.
O movimento sindical bancário gaúcho avalia que, embora algumas agências não oferecem cadeiras para os clientes, o ideal é a contratação de mais funcionários para qualificar e agilizar atendimento. Destaca também que a lei determina que os clientes não podem esperar mais do que 15 minutos para serem atendidos.
(Fonte: Zero Hora |