Notícias

SÓ 89 MIL TRABALHADORES PODERÃO USAR O FGTS NA CAPITALIZAÇÃO DA PETROBRÁS

 

Entre os mais de 312 mil trabalhadores que aplicaram em ações da Petrobras com recursos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) em 2000, apenas 89.398 (29% do total) poderão utilizar o fundo novamente para participar da capitalização da companhia.

Os outros 222.796 se desfizeram dos papéis e ficarão de fora, segundo balanço dos fundos listados na CVM (Comissão de Valores Mobiliários) em 30 de junho.

Na última semana, o governo decidiu manter a possibilidade de uso dos recursos no processo para quem comprou os papéis com o FGTS e não se desfez deles.

Apenas entre março e junho deste ano, 38.540 trabalhadores venderam as ações da estatal.

Analistas dizem que, para os investidores que têm a opção de compra, a decisão de participar da capitalização pode ser vantajosa.

Enquanto o rendimento do FGTS somou 64,52% de agosto de 2000 a junho deste ano, os papéis da estatal tiveram valorização de 613% até o último dia 25.

"Com rendimento de 3% ao ano mais TR [Taxa Referencial], o FGTS hoje mal cobre a inflação. O negócio é extremamente atrativo", afirma Clodoir Gabriel Vieira, da Souza Barros.

Já o gerente de análise da Modal Asset, Eduardo Roche, pondera que a capitalização é uma alternativa arriscada para quem tem perspectiva de sacar os recursos no curto prazo.

"As ações estão voláteis e podem não ser atrativas para quem, por exemplo, irá se aposentar e pretende tirar o dinheiro em um ou dois anos", explica.

A aposentadoria e a compra de imóvel são dois casos em que os trabalhadores são autorizados a sacar os recursos do FGTS.

Entenda a capitalização

O que é
A capitalização é o aporte de recursos de acionistas ou de investidores numa empresa.

Por que a Petrobras vai fazer uma capitalização?
Para pagar por até 5 bilhões de barris em reservas que a união lhe cederá e levantar dinheiro para novos investimentos.

Quem vai compras as ações novas?
Cada acionista terá direito de comprar tantas ações quantas forem possíveis dentro da participação que já tem.

A União, por exemplo, tem 32,1% do capital da Petrobras. Logo, poderá e já disse que vai- comprar 32,1% das ações ofertadas.

O que ocorrerá se um acionista minoritário não comprar as ações que tem direito?
Continuará com as mesmas ações que já tinha, mas sua participação na empresa ficará menor. Dessa forma, receberá menos dividendos no fim do ano.

Investidores que não são acionistas poderão participar?
O que não for comprado pelos acionistas atuais será oferecido ao mercado. Para analistas, é provável que isso ocorra porque será uma operação grande.

De quanto será a operação?
A operação ainda depende de avaliação dos preços das reservas e de quantos barris serão transferidos à Petrobras.

A capitalização da Petrobras permitirá uso do FGTS?
Sim, mas apenas para trabalhadores que já têm ações da estatal adquiridas com recursos do fundo, em 2000. Neste caso, poderão usar até 30% do FGTS na compra (subscrição) de novos papéis.

Quando
A empresa havia anunciado a previsão de finalizar o projeto de capitalização em junho. Porém, o governo convenceu a empresa a postergar a operação para setembro.

Fonte: Folha Online

Veja outras notícias