O índice da Serasa Experian de expectativas para a inadimplência do consumidor aumentou 0,3% e atingiu um patamar de 98,6 pontos em maio (sétima alta mensal consecutiva), o que sinaliza um recrudescimento da taxa de atraso nos pagamentos para os próximos meses.
Esse índice é elaborado a partir de uma amostra de variáveis econômicas e busca antecipar as tendências para os próximos seis meses.
Os economistas da Serasa, empresa especializada na análise de crédito, ressaltam o crescimento acelerado do nível de endividamento dos consumidores, em ritmo superior ao crescimento da massa de rendimentos nos últimos trimestres. Combinado a esse quadro, o custo dos empréstimos tende a ficar mais caro, já que o Banco Central não deve aliviar a taxa básica de juros (que baliza essas operações) no curto prazo.
A pesquisa também revela a expectativa de um recuo na taxa de inadimplência das empresas na segunda metade do ano. O índice da Serasa para o setor caiu 1,4% em maio, pelo 13º mês consecutivo.
A área de análise econômica da Serasa aponta para a expansão esperada do nível de atividade econômico no segundo semestre, o que tende a contribuir para a redução dos níveis de inadimplência das empresas brasileiras neste período.
Fonte: Folha.com