Instituição ultrapassou o Banco do Brasil, que liderava desde julho deste ano
O grupo Itaú Unibanco ficou em primeiro lugar na lista de instituições financeiras com maior índice de reclamações em outubro, segundo ranking divulgado nesta terça-feira pelo Banco Central. A instituição ultrapassou o Banco do Brasil, que liderava desde julho deste ano.
O levantamento, que engloba os bancos com mais de 1 milhão de clientes, é formado pelo número absoluto de reclamações, ponderado pelo total de clientes com operações protegidas pelo FGC (Fundo Garantidor de Créditos). Para obtenção do índice, o resultado da operação é multiplicado por 100 mil.
O Itaú Unibanco, que possui 20,58 milhões de clientes, teve 143 reclamações procedentes no mês e ficou com um índice de 0,69. Já o Banco do Brasil recebeu 195 reclamações procedentes e obteve índice de 0,64.
Aparecem em seguida os conglomerados Santander (índice de 0,56), Bradesco (0,41) e HSBC (0,37).
A principal queixa dos consumidores sobre o atendimento dos bancos no ranking de outubro do Banco Central está relacionada a débitos não autorizados, somando 120 reclamações procedentes.
Também foram motivo de queixas operações não reconhecidas, cobrança de tarifas por serviços não contratados e por serviços diferenciados.
*Folha online