O Banco do Brasil foi o primeiro colocado neste item.
Débitos não autorizados foram os principais motivos das reclamações contra bancos em 2010, mantendo a liderança das operações que receberam mais queixas desde fevereiro. No último mês do ano, das 882 reclamações procedentes contra todos os bancos do País, 138 eram sobre essa operação, que representou 15,64% do total.
Ao longo do ano, as reclamações sobre débitos não autorizados somaram 1.356. Esse tipo de operação iniciou 2010 em segundo lugar da lista, com 61 queixas. A partir de fevereiro, ela passou a ocupar a primeira colocação, recebendo 54 reclamações, que subiram mês a mês até atingir 139 queixas em maio. A partir daí, o número de reclamações contra essa operação caiu para 114 e passou a registrar quedas e altas até setembro, quando voltou a subir, encerrando 2010 ainda em elevação.
Em dezembro, do total referente a esse tipo de reclamação, 46 foram contra o Banco do Brasil e 35 contra o Bradesco. Em seguida estão o Itaú, com 27 reclamações sobre débitos não autorizados; Caixa Econômica Federal, com 14 queixas; Santander, com 10; HSBC, com 3; Safra, com 2 e Citibank, com uma reclamação desse tipo.
Outras reclamações
Já a reclamação com o segundo maior número de incidência foi a que se refere à Liquidação Antecipada – Restrição à Portabilidade – Crédito Consignado, com 109 ocorrências – ou 12,35% do total.
Neste caso, as instituições que mais tiveram reclamações desse tipo foram Cruzeiro do Sul, com 102 reclamações, e Bonsucesso, com duas. Os bancos Rural, Mercantil do Brasil, Industrial do Brasil, Votorantim e Banco do Brasil empataram com uma reclamação cada sobre essa operação.
Em terceiro, com 66 reclamações, ficou a Circular 3289, que trata sobre esclarecimentos incompletos ou incorretos, que representaram 7,48% do total de queixas. Na tabela abaixo é possível verificar as dez principais reclamações de dezembro:
Reclamação
Número
Representação
Conta – débitos não autorizados
138
15,64%
Liquidação Antecipada – restrição à portabilidade – crédito consignado
109
12,35%
Circular 3289 – esclarecimentos incompletos/incorretos
66
7,48%
Tarifas – cobrança irregular – serviços diferenciados
66
7,48%
Segurança dos meios alternativos – operações não reconhecidas
56
6,35%
Tarifas – cobrança irregular – serviços diferenciados
49
5,55%
Circular 3289 – descumprimento de prazo
49
5,55%
Concessão de crédito sem título adequado – ausência de documento – demais operações
41
4,65%
Segurança dos meios alternativos – saques/divergentes
33
3,75%
Concessão crédito sem título adequado – documentação falsa – crédito consignado
24
2,72%
Bancos com mais de um milhão de clientes
De acordo com o levantamento, somente o número de reclamações contra os bancos com mais de um milhão de clientes alcançou 606 casos no mês passado. O número, frente a novembro, registrou uma queda de 3%, uma vez que naquele mês foram 625 queixas procedentes contra bancos com mais de um milhão de clientes.
* InfoMoney