Notícias

PROCON-SP AUTUA QUATRO BANCOS POR DEMORA NO ATENDIMENTO

Onze agências bancárias serão autuadas nesta sexta-feira pela Fundação Procon-SP devido à demora no atendimento aos consumidores.

As sanções foram aplicadas em agências do Santander, da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil e do Bradesco.

Durante a fiscalização, o Procon-SP considerou a quantidade de guichês disponíveis, os caixas em funcionamento, a quantidade de consumidores na fila, a quantidade de terminais existentes e em operação no auto-atendimento e também a presença de funcionários para orientar a utilização desses equipamentos.

O monitoramento aconteceu em dias de pagamento e em dias de movimento normal. "É importante que o consumidor veja como está a situação quando aguarda em uma fila no banco: se há caixas em funcionamento e em bom número, se existem funcionários capazes de ajudá-lo a utilizar os caixas eletrônicos para questões simples e, principalmente, exigir que lhe seja entregue um comprovante desse tempo de espera, o que facilitará a denúncia aqui no Procon" afirma o diretor de fiscalização, Renan Ferraciolli.

A equipe de fiscalização monitorou 39 agências bancárias que foram alvo de reclamações registradas por consumidores.

Os bancos responderão a um processo administrativo, podendo, ao final, serem multados com base no artigo 57 do Código de Defesa do Consumidor. As multas podem chegar a R$ 6 milhões. As quatro instituições financeiras foram procuradas pela reportagem, mas ainda não comentaram a decisão do Procon-SP.

O consumidor que se sentir prejudicado pela demora no atendimento pode denunciar ao Procon-SP nos postos de atendimento pessoal dentro dos Poupatempo Sé, Santo Amaro e Itaquera. O telefone para contato é o 151.

Folha de São Paulo

Veja outras notícias

Lucros crescem, mas Santander começa 2026 com demissões e sobrecarga

O ano mal começou e o clima já pesou no Santander. O banco tem promovido, nas primeiras semanas de 2026, desligamentos abruptos e sem transparência. Os diretores do Sindicato atenderam trabalhadores de carreira, com anos — e até décadas — de dedicação, dispensados de...

PLR dos bancários 2026

A Participação nos Lucros ou Resultados (PLR) dos bancários em 2026 é regida pela Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2024–2026, que define critérios de cálculo e prazos de pagamento. O pagamento é feito em duas parcelas. A primeira, de antecipação, é creditada até...

Sindicato solicita o pagamento do PRB e Bradesco nega

Em reunião online realizada na tarde desta quinta-feira 12, o Sindicato, por meio da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Bradesco, solicitou ao banco o pagamento da parcela fixa do Programa de Remuneração Bradesco (PRB). A cobrança ocorreu porque a ROE...