Notícias

PRIMEIRO FÓRUM DA IGUALDADE "UMA OUTRA COMUNICAÇÃO É NECESSÁRIA" OCORRE NOS DIAS 11 E 12 DE ABRIL

A Central Única dos Trabalhadores do RS e a Coordenação dos Movimentos Sociais do RS realizaram uma coletiva de imprensa no dia 31 de março para lançar o "I Fórum da Igualdade: uma outra comunicação é necessária". O evento acontecerá nos dias 11 e 12 de abril de 2011, no Auditório Dante Barone, na Assembléia Legislativa/RS.

Nesta primeira edição, o Fórum da Igualdade debaterá a democratização dos meios de comunicação e o marco regulatório.

A democratização da comunicação, a liberdade de expressão e o fim do monopólio dos meios de comunicação no Brasil serão temas a serem debatidos pelos painelistas. Além disso, serão discutidos temas como o marco regulatório para o setor de comunicação no país e a implantação dos Conselhos Estaduais de Comunicação.

Para a CUT-RS, é urgente a atualização da legislação para assegurar a liberdade de expressão e a democratização do direito à comunicação. "Estamos muito atrasados no que diz respeito à comunicação no nosso país. Temos uma legislação que data de 1962. Desde então, ocorreram profundas transformações no campo das comunicações no Brasil e no mundo e não podemos mais permanecer assim", afirma o presidente da CUT-RS, Celso Woyciechowski.

A partir de uma nova legislação, será possível construir um projeto de lei que tramite pelo Congresso Nacional, seguindo todas as instâncias legítimas e democráticas que a sociedade brasileira acata e respeita.

Regulação representa desenvolvimento, informação, igualdade a diversidade regional e respeito as minorias.
Para tanto, a Central Única dos Trabalhadores e a Coordenação dos movimentos Sociais está convidando painelistas e debatedores de renome nacional e internacional para aprofundar o debate proposto nesta primeira edição.

O I Fórum da Igualdade terá 4 grandes painéis:

1- Democratização dos Meios de Comunicação e o Marco Regulatório
2- A Blogosfera Progressista e o AI-5 Digital
3- Democratização da democracia: Existe Liberdade sem Igualdade?
4- Papel do Estado e os Meios de Comunicação

Além disso, ocorrerão oficinas autogestionárias, que debaterão:

– Mundo do trabalho e imprensa sindical
– Reformas Estruturais (política, tributária, previdenciária, urbana, agrária, …)
– 600 propostas da Conferência Nacional de Comunicação 2010
– Rádios comunitárias /Rádios WEB/Digital
– Charges
– Jornal Boca de Rua
– Implantação do Conselho Estadual de Comunicação
– A Mídia e as Mulheres: o controle social da imagem da mulher na mídia

Para mais informações, acesse:

Site oficial: www.forumdaigualdade.org.br
Twitter oficial: @ForumIgualdade
Facebook: Forum da Igualdade

Participaram da coletiva de imprensa o presidente da CUT-RS, Celso Woyciechowski, presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS, José Maria Rodrigues Nunes, Superintendente de Comunicação Social da AL/RS, André Pereira, Paulo Farias Secretário de Comunicação da CUT RS, representante da Coordenação dos Movimentos Sociais, Eliane de Moura Martins, representante da Marcha Mundial de Mulheres, Nina Mattos, entre outros.

*CUT-RS

Veja outras notícias

Lucros crescem, mas Santander começa 2026 com demissões e sobrecarga

O ano mal começou e o clima já pesou no Santander. O banco tem promovido, nas primeiras semanas de 2026, desligamentos abruptos e sem transparência. Os diretores do Sindicato atenderam trabalhadores de carreira, com anos — e até décadas — de dedicação, dispensados de...

PLR dos bancários 2026

A Participação nos Lucros ou Resultados (PLR) dos bancários em 2026 é regida pela Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2024–2026, que define critérios de cálculo e prazos de pagamento. O pagamento é feito em duas parcelas. A primeira, de antecipação, é creditada até...

Sindicato solicita o pagamento do PRB e Bradesco nega

Em reunião online realizada na tarde desta quinta-feira 12, o Sindicato, por meio da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Bradesco, solicitou ao banco o pagamento da parcela fixa do Programa de Remuneração Bradesco (PRB). A cobrança ocorreu porque a ROE...