Nova prática do banco expõe trabalhadores a situações de risco
O Banco do Brasil adotou uma atitude bastante insólita para buscar a cobrança de clientes inadimplentes. Até o momento, o banco enviava as cartas de notificações pelo Correio, por meio de AR (Aviso de Recebimento). Com o novo procedimento adotado pelo banco, os gerentes devem ir entregar a comunicação pessoalmente, muitas vezes em locais distantes e de difícil acesso. Além de perder tempo para executar o serviço de cobrança, os trabalhadores serão expostos a risco de represálias da parte dos clientes.
O SindBancários recebeu com indignação a decisão do Banco do Brasil. Relatos de bancários revelam que a determinação está revoltando os gerentes de contas, que além de ser um serviço "novo", a nova tarefa atribuída aos bancários é caracterizada como desvio de função. A Superintendência Estadual já foi cobrada sobre o assunto por parte do SindBancários, mas até o momento não se manifestou sobre a questão.
Em um primeiro momento, para atingir as metas abusivas, os funcionários são pressionados pelo BB a vender crédito de forma indiscriminada. Com a nova determinação, os gerentes são obrigados a correr riscos na busca pela cobrança de dívidas.
*Imprensa SindBancários com edição da Fetrafi-RS