Notícias

BANRISUL SELECIONA PROFISSIONAIS PARA SERVIÇO DE GINÁSTICA LABORAL

Retomada da ginástica tem sido reivindicada pelo movimento sindical desde 2009

O Banrisul finalmente irá retomar a ginástica laboral em sua rede de atendimento. O Banco divulgou edital nesta terça-feira, 27, informando os critérios para contratação de empresas a fim de viabilizar o retorno do programa às agências. O edital nº0000096/2012 pode ser acessado através dos sites: http://www.banrisul.com.br/ ou http://www.pregaobanrisul.com.br/.

A ginástica laboral nas agências do Banrisul foi interrompida em 2009, durante a gestão do ex-presidente Fernando Lemos, sob argumentação de que havia problemas no processo de contratação dos profissionais que executavam as aulas. A retomada foi reivindicada várias vezes pelo movimento sindical, mas até então a instituição não havia resolvido o impasse.
Entenda o caso

Para tentar resolver o problema nas contratações de profissionais o mais rápido possível, representantes dos banrisulenses solicitaram, ainda em 2009, a instalação de uma Comissão Paritária, responsável pela execução da laboral no Banrisul, garantida na Instrução Normativa nª 20. O movimento sindical criticou a decisão do Banco na época, de interromper a ginástica de forma unilateral.

Sobre a Ginástica Laboral

Embora as primeiras manifestações de atividades físicas em empresas datem de mais de 100 anos, a ginástica laboral é um ramo relativamente novo para a maioria das empresas. A ginástica laboral começou a ser compreendida como um grande instrumento na melhoria da saúde física do trabalhador, reduzindo e prevenindo problemas ocupacionais, através de exercícios específicos que são realizados no próprio local de trabalho. Estes exercícios não sobrecarregam nem cansam o funcionário porque são leves e de curta duração.

O objetivo da ginástica é promover adaptações fisiológicas, físicas e psíquicas, por meio de exercícios dirigidos que:

· Trabalham a reeducação postural,
· Aliviam o estresse,
· Diminuam o sedentarismo;
· Aumentam o ânimo para o trabalho;
· Promovam a saúde e uma maior consciência corporal;
· Aumentam a integração social;
· Melhoram o desempenho profissional;
· Diminuam as tensões acumuladas no trabalho;
· Previnam lesões e doenças por traumas cumulativos, como as LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e os DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho);
· Diminuam a fadiga visual, corporal e mental por meio das pausas para os exercícios.

*Fetrafi-RS

Veja outras notícias