Notícias

DIÁLOGOS PARA AÇÃO ABORDA REVOLUÇÕES E REGIMES SOCIALISTAS NO SÉCULO XX

Segundo módulo acontece nesta sexta-feira, na casa dos Bancários

Fetrafi-RS e SindBancários reúnem delegados e delegadas sindicais de todo Estado nesta sexta-feira, 27, para o segundo módulo do Projeto Diálogos para Ação 2012. A programação inicia às 8h30 com café da manhã, seguido de palestra com o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Luis Gustavo Mello Grohmann. No período da tarde haverá reuniões específicas por banco.

Durante este módulo também serão entregues os certificados aos participantes do Diálogos para Ação 2011, que foi desenvolvido pela Fetrafi-RS e SindBancários em parceria com a FAPA, em forma de curso de extensão com a temática: "Marxismo Ontem e Hoje".
Desde 2006, quando foi criado, o projeto Diálogos para Ação vem qualificando a ação sindical. Os encontros, dirigidos a delegados sindicais, estimulam a compreensão do mundo do trabalho, a construção coletiva dos desafios da ação sindical e a renovação programática do movimento democrático e popular no Rio Grande do Sul e no Brasil.

A edição deste ano do Diálogos para Ação terá em foco as Revoluções Marxistas do Século XX. O objetivo é debater e contrapor o discurso histórico neoliberal, que descreve estes movimentos como manifestações repressivas e ineficientes.

Sobre o palestrante

Luis Gustavo Mello Grohmann concluiu o doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da instituição.

*Imprensa Fetrafi-RS

Veja outras notícias

Movimento Sindical defende a aprovação do ACT do Itaú

Plenária Estadual do Itaú Unibanco reuniu dirigentes sindicais do Rio Grande do Sul, nesta quinta-feira (08/01), para debater a proposta de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) negociada com o Banco. O Movimento Sindical defendeu a aprovação do documento nas assembleias...