Parte dos empregados não irá trabalhar neste sábado
O Tribunal de Justiça do Trabalho da 4ª Região concedeu no início da noite desta sexta-feira, decisão parcialmente favorável ao mandado de segurança impetrado pela Fetrafi-RS, em nome dos sindicatos do interior e pelo SindBancários. Com isso, parte dos empregados da Caixa fica excluída da convocação para o trabalho neste sábado, 12 de maio. No entanto, a sentença da juíza Maria Helena Lisot determina que a Caixa poderá convocar os empregados comissionados para o trabalho no dia em questão.
A polêmica começou no dia 04 de maio, quando o banco anunciou que iria abrir 500 agências neste sábado, convocando os funcionários para o trabalho extra. O movimento sindical bancário se posicionou contra a atitude da empresa desde o início e na quinta-feira (10), as entidades sindicais ingressaram na Justiça do Trabalho com pedido de antecipação de tutela, visando impedir a Caixa de levar adiante a convocação. O pedido foi indeferido no fim da tarde do mesmo dia, pela juíza do Trabalho, Patrícia Dornelles Peressutti.
Na manhã desta sexta-feira (11), o movimento sindical ingressou com mandado de segurança no Tribunal Regional do Trabalho para reverter a sentença proferida pela juíza, que foi parcialmente reformada.
Na avaliação da Fetrafi-RS, o objetivo era garantir que nenhum empregado da Caixa tivesse que trabalhar aos sábados e todos os esforços jurídicos possíveis foram feitos pelas assessorias das entidades sindicais para viabilizar isso. Diante da decisão, o movimento sindical vai continuar lutando para defender os direitos do conjunto dos empregados da Caixa, para evitar sobrecarga de trabalho ou convocações extras.
*Fetrafi-RS