Notícias

III MÓDULO DO DIÁLOGOS PARA AÇÃO DEBATE REVOLUÇÃO SOVIÉTICA

Professor da UFRGS destacou pontos importantes da história

A Fetrafi-RS e o SindBancários reuniram nesta sexta-feira, 25, delegados e delegadas sindicais de todo o estado para o terceiro módulo do Projeto Diálogos para Ação 2011. A programação iniciou com palestra do professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Luiz Dario Ribeiro, que falou sobre a Revolução Soviética.

Para o professor, é preciso começar a analisar a revolução soviética pelas suas causas, principalmente os fatores internos e externos gerados pela combinação entre o moderno capitalismo monopolista, com formas arcaicas de organização e com a participação da Rússia como potência imperialista. "A revolução deveria surgir nos países mais adiantados da Europa, no entanto, surgiu no mais atrasado. A Rússia não era um país desenvolvido sob um olhar industrial", salienta.
Luiz Dario ressalta que todos os países participantes da primeira Guerra Mundial, que teve início no final do século XIX, sabiam que a vitória traria muitas vantagens econômicas e políticas regionais gerais. Para aqueles que perdessem seria o fim, por isso, na avaliação do docente aquela foi uma guerra tão brutal. "A primeira guerra foi o resultado e a expressão das contradições imperialistas e das necessidades de reivindicação de áreas coloniais", diz o professor.

Segundo Ribeiro, a perda da vantagem inicial dos efetivos russos, derrotados por ofensiva alemã, levou à morte de 500 mil soldados e o esgotamento da paciência dos russos frente a um governo autocrático. "A crescente desorganização na economia, a escassez no abastecimento e a inércia da máquina administrativa, levaram o império russo a enfrentar uma situação militar crítica", esclarece o professor.

O palestrante ainda ressalta que a indústria avançada e o atraso do campo foram elementos que determinaram o caráter específico de socialização na Rússia. "A indústria voltada para guerra rompe com o campo, deixando de fornecer bens em troca das matérias-primas, o que ocasionou uma onda de greves industriais. Por outro lado, as mulheres desempenharam um importante papel durante o período de greves, foram as grandes porta-vozes do desagrado da população", analisa.

Significado histórico da Revolução Russa

Para o professor, o século XX não teria sido o mesmo, principalmente quanto aos direitos políticos, sem a Revolução Soviética, que fomentou os movimentos nacionais, apoiou as revoluções anticoloniais, organizou e formou quadros, formalizou campanhas e derrotou tentativas de restaurar o que havia de mais atrasado no capitalismo, que é o fascismo.

Segundo Ribeiro, o processo de democratização foi lento. A valorização do trabalho, através do contrato coletivo de trabalho, a seguridade social, sistema público subsidiado de saúde e direitos humanos foram conquistados aos poucos. A revolução soviética criou esse processo democrático, mas isso nunca foi citado.

*Fetrafi-RS

 

Veja outras notícias

Lucros crescem, mas Santander começa 2026 com demissões e sobrecarga

O ano mal começou e o clima já pesou no Santander. O banco tem promovido, nas primeiras semanas de 2026, desligamentos abruptos e sem transparência. Os diretores do Sindicato atenderam trabalhadores de carreira, com anos — e até décadas — de dedicação, dispensados de...

PLR dos bancários 2026

A Participação nos Lucros ou Resultados (PLR) dos bancários em 2026 é regida pela Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2024–2026, que define critérios de cálculo e prazos de pagamento. O pagamento é feito em duas parcelas. A primeira, de antecipação, é creditada até...

Sindicato solicita o pagamento do PRB e Bradesco nega

Em reunião online realizada na tarde desta quinta-feira 12, o Sindicato, por meio da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Bradesco, solicitou ao banco o pagamento da parcela fixa do Programa de Remuneração Bradesco (PRB). A cobrança ocorreu porque a ROE...