Ato estadual ocorre no dia 17 de agosto, em Porto Alegre
As primeiras atividades da Campanha Salarial 2012 foram definidas na tarde desta quinta-feira, 26, pelo Sistema Diretivo da Fetrafi-RS. A reunião iniciou pela manhã e contou com a participação de 77 delegados e delegadas, e 18 observadores, representantes de 31 sindicatos, dos 38 filiados à Federação. A programação começou com painel sobre saúde suplementar, ministrado pela especialista em regulamentação da Diretoria de Fiscalização da ANS, Renata Fernandes Cachapuz, com participação da fiscal do órgão, Silvia Terra Ludwig. O SD foi encerrado à tarde, com debates e encaminhamentos sobre a campanha salarial.
O Sistema Diretivo definiu o calendário inicial de atividades da Campanha Salarial no Rio Grande do Sul, além da marca que será utilizada em todos os materiais publicitários. Após manifestações de diversos dirigentes, foi aprovada a realização de um ato estadual no dia 17 de agosto, sexta-feira, em Porto Alegre. Na ocasião haverá manifetsação pública organizada pela Fetrafi-RS e SindBancários, com a participação de dirigentes sindicais de todo o estado.
O objetivo do ato estadual é dar ampla divulgação à campanha, mobilizar os bancários e conquistar o apoio da população para o enfrentamento com os banqueiros. Cabe destacar que a Campanha Nacional Unificada deste ano será antecipada, com entrega da minuta à Fenaban no dia 1º de agosto, próxima quarta-feira.
Aprovação da minuta
O SD também referendou a minuta de reivindicações, que será submetida à avaliação e deliberação da categoria nas assembleias gerais, promovidas pelos sindicatos na próxima segunda-feira, 30 de julho.
Na pauta deste ano constam cláusulas como reajuste de 10,25% (inflação mais 5% de aumento real), piso da categoria equivalente ao salário mínimo do Dieese (R$ 2.416,38), Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de três salários mais R$ 4.961,25 fixos, criação de Plano de Cargos e Salários (PCS) para todos os bancários, cumprimento da jornada de seis horas para todos, fim da metas abusivas e combate ao assédio moral para preservar a saúde dos bancários, mais segurança nas agências e postos bancários, mais contratações, fim da rotatividade e das terceirizações, aprovação da Convenção 158 da OIT (inibe demissões imotivadas), ampliação da inclusão bancária, previdência complementar para todos os trabalhadores, igualdade de oportunidades e contratação total da remuneração, o que inclui a parte variável.
Negociações marcadas
As primeiras rodadas de negociação com os banqueiros foram agendadas para os dias 07, 08; 15 e 16. Nestas datas serão organizadas atividades em todas as Regionais da Fetrafi-RS, com participação coletiva dos sindicatos em determinadas cidades. Com isso, o movimento sindical pretende fazer mobilizações estratégicas e de impacto.
Marca da Campanha Salarial
O Sistema Diretivo também aprovou a proposta de marca elaborada pela Contraf/CUT, com a participação de sindicatos e federações, para a Campanha Salarial 2012.
*Fetrafi-RS