Notícias

BANRISULENSES MANTÊM PARALISAÇÃO E CRIAM COMITÊ PARA AMPLIAR GREVE NA SEGUNDA

Nesta sexta-feira,28, Fetrafi-RS registrou 291 unidades do Banrisul em greve

Com o auditório do décimo andar do Hotel City lotado, nesta sexta-feira, no Centro de Porto Alegre, dezenas de banrisulenses decidiram aumentar o nível de pressão e mantiveram a greve. No 11º dia de paralisação, os banrisulenses mostraram que a greve não só continuará como será ampliada na segunda-feira. Além de decidir manter a paralisação, a Assembleia criou um Comitê de Apoio à Greve, que se reunirá, na manhã de segunda-feira, na sede do SindBancários.
O presidente do SindBancários, Mauro Salles, avaliou que a direção do Banrisul não só isolou o banco na greve como é a responsável por eventuais prejuízos. Ao recuar no atendimento do plano de carreira acordado com os banrisulenses e apresentar o percentual de aumento das verbas salariais da Fenaban, entre 7,5% e 8,5%, o banco passou a responsável pelo isolamento do Banrisul na greve.

"Eles não estão sabendo a hora de vir para a mesa e negociar. O Banrisul está ficando encurralado. É por causa de uma diretoria muito intransigente que fica dizendo que o banco está mal é que estamos em greve. Essa diretoria está sendo irresponsável por deixar o Banrisul isolado", avaliou Mauro.

Nesta sexta, a greve fez história. Nenhuma agência do Banrisul, em São Paulo, atendeu clientes hoje. Um dos funcionários da agência Lapa entrou em contato com o SindBancários para informar que a Sureg, da Capital paulista, permaneceu fechada durante todo dia, assim como a mesa de negociação, de cotação de CDD e de compensação. Os funcionários das agências Paulista, da Cidade Jardim e da Lapa também cruzaram os braços.

Na sexta-feira, também, o Ato "Três Horas sem DG", na Praça da Alfândega contou com a adesão de vários Caixas da agência central. Agências Pedras Altas, em Guaíba, unidades de Passo Fundo e de outras cidades do Estado ficaram paradas, assim como as agências São João, Navegantes e Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre. "Estamos todos de parabéns. Tem muitas agências do interior, onde não tinha greve, que estão aderindo. Temos greve praticamente em todos os 38 sindicatos do Estado", disse o diretor da Fetrafi-RS e funcionário do Banrisul, Carlos Augusto Rocha.

A assembleia dos Banrisulenses decidiu também ampliar o calendário de lutas e a pressão sobre a direção do banco público dos gaúchos. "Já passamos a metade da lagoa. Voltar é mais difícil. Agora é seguir em frente e atravessar para o outro lado. É greve até a vitória", disse o delegado sindical e funcionário do Banrisul, Guilherme Marques.

Mobilização na segunda começa bem cedo

A assembleia vai fazer, mais uma vez, o ato "Três Horas sem DG", na segunda-feira. Concentração a partir das 7h30min, em frente à sede da Direção Geral do Banrisul (Caldas Junior, 108).

Às 15h, assembleia organizativa, no Clube do Comércio.

Ao meio-dia mais uma vez haverá um almoço para os banrisulenses fortalecerem a greve nas proximidades da Praça da Alfândega.

No fim de semana, use o seu espaço nas redes sociais para chamar um companheiro do Banrisul para a greve. Torne a greve visível e mobilize-a.

Ligue para um colega, mande um torpedo, diga a ele que a presença dele nas manifestações nesta segunda-feira, a partir das 7h30min, é fundamental para arrancar avanços no percentual de aumento e no plano de carreira.

Na segunda-feira pela manhã, levante cedo, vá para a frente da sua agência, procure o seu sindicato. A segunda é crucial para o sucesso da nossa greve.

Central de Greve em frente à sede da DG, do Banrisul (Caldas Junior, 108).
*SindBancários

Veja outras notícias

Lucros crescem, mas Santander começa 2026 com demissões e sobrecarga

O ano mal começou e o clima já pesou no Santander. O banco tem promovido, nas primeiras semanas de 2026, desligamentos abruptos e sem transparência. Os diretores do Sindicato atenderam trabalhadores de carreira, com anos — e até décadas — de dedicação, dispensados de...

PLR dos bancários 2026

A Participação nos Lucros ou Resultados (PLR) dos bancários em 2026 é regida pela Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2024–2026, que define critérios de cálculo e prazos de pagamento. O pagamento é feito em duas parcelas. A primeira, de antecipação, é creditada até...

Sindicato solicita o pagamento do PRB e Bradesco nega

Em reunião online realizada na tarde desta quinta-feira 12, o Sindicato, por meio da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Bradesco, solicitou ao banco o pagamento da parcela fixa do Programa de Remuneração Bradesco (PRB). A cobrança ocorreu porque a ROE...