Mediação reuniu representantes do banco e do movimento sindical
Após ter recebido uma série de denúncias de sindicatos do interior do Estado sobre convocações feitas pelo Banco do Brasil para o trabalho aos sábados, a Fetrafi-RS solicitou uma audiência de mediação com o banco, à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do RS, no último dia 19 de dezembro. A mediação ocorreu na tarde desta quinta-feira, 27, na SRTE/RS, em Porto Alegre e reuniu diretores da Fetrafi-RS, SindBancários, Sindicato dos Bancários do Vale do Paranhana e representantes do BB.
Na ocasião, a gerente geral de Gestão de Pessoas no RS, Célia Maria Gomes Santos, informou que em nenhuma agência os funcionários trabalharam mais do que um sábado e considera que foi configurada necessidade imperiosa do serviço, não havendo irregularidades nestas convocações. Já os representantes do movimento sindical relataram as denúncias encaminhadas à Fetrafi-RS, por sindicatos filiados, em cujas bases bancários do BB trabalharam em feiras ou na renegociação de operações de crédito durante vários sábados. A gerente de Gestão de Pessoas informou que o Banco do Brasil autoriza somente os funcionários que ocupam os cargos de gerente geral a participarem de eventos como feiras de automóveis ou similares.
Os sindicalistas também denunciaram a realização de telemarketing em pleno sábado em agências da base do Sindicato dos Bancários do Vale do Paranhana. A representante do banco informou que há determinação do BB vedando este tipo de procedimento e solicitou aos sindicatos que informem onde ocorrem tais irregularidades.
Por último, os diretores da Fetrafi-RS e sindicatos que participaram da reunião salientaram que o banco deve tomar medidas cabíveis para que este tipo de prática irregular não se torne habitual nas demais agências do Banco do Brasil. Ainda ficou acordado com os representantes do banco, que o movimento sindical continuará encaminhando as denúncias relacionadas a convocações para trabalho extraordinário ao BB, para que a instituição tome as medidas administrativas necessárias a fim de solucionar o problema.
Fetrafi RS