A assembleia lotada da quinta-feira, 25/4, no Clube do Comércio, em Porto Alegre, deu o tom do calendário de luta e da mobilização dos banrisulenses contra o Plano de Carreira apresentado pela direção do banco. O primeiro ato da rejeição da assembleia à proposta da direção e de valorização do Plano de Carreira dos trabalhadores ocorre nesta terça-feira, dia 30. Em todas as agências do Estado, os banrisulenses devem vestir preto para demonstrar descontentamento com a proposta e ir para a DG, em Porto Alegre, a partir das 13h30min.
Na DG, está sendo convocado um ato das 13h30min às 15h30min. O horário definido na assembleia mudou devido à convocação de uma Assembleia Geral Extraordinária do Conselho de Administração do banco, que começa às 14h, desta terça-feira. A ideia é deixar bem claro para os conselheiros que a proposta da direção é ruim para os trabalhadores. Vamos mostrar aos conselheiros que este plano não atende às perspectivas de carreira dos funcionários do Banrisul.
Na ocasião, será entregue uma correspondência à direção em que os trabalhadores reafirmam a importância da proposta elaborada pelo GT Carreira, formado por representantes sindicais e consagrado em assembleias, e rejeitam a proposta da direção do banco. O documento também apresenta inúmeras questões enviadas pelos bancários e bancárias do Banrisul às entidades sindicais com dúvidas em relação à proposta da direção.
A expectativa é de que a adesão à ação seja alta. "As assembleias de todo o estado reprovaram a proposta do banco e indicaram que a mobilização continua", afirma Denise Falkenberg Correa, diretora da Fetrafi-RS.
Banrisulense, terça-feira, é dia de preto em toda a rede de agências do Banrisul e de sobremesa na DG por um Plano de Carreira decente! Vamos nos mobilizar para garantir um futuro melhor!
Calendário de mobilização
Terça-feira, 30 de abril: Dia de vestir preto em toda a rede de agências e Ato-assembleia em frente à DG (das 13h30 às 15h30). No final da tarde, reunião com banrisulenses da DG, na Casa dos Bancários, para tratar dos problemas enfrentados pelos trabalhadores e trabalhadoras.
Terça-feira, 7 de maio: Paralisação em todas as agências da rede de duas horas, desde a abertura. Entre 10h e meio-dia, na maior parte da rede, ou entre 11h e 13h em alguns municípios, como Canoas.
Quarta-feira, 15 de maio: Paralisação de três horas a partir da abertura das agências de toda a rede.
Sábado, 18 de maio:Assembleia Nacional dos Banrisulenses, em Porto Alegre.
*SindBancários com edição Fetrafi-RS