Notícias

HSBC USA HELICÓPTEROS JÁ NO PRIMEIRO DIA DE GREVE EM CURITIBA

Banco coloca seus trabalhadores em risco

Conforme informações recebidas pelo Sindicato dos Bancários de Curitiba, o HSBC está usando helicópteros para transportar seus funcionários já no primeiro dia de greve, nesta quinta-feira, dia 19. O transporte aéreo, que obriga os bancários a trabalharem, parte do Parque Barigui até o Centro Administrativo HSBC Xaxim.

Além de prática antissindical, que desrespeita o direito de greve, o HSBC coloca seus trabalhadores em risco. Em anos anteriores, o Sindicato recebeu muitas reclamações dos moradores, que afirmavam que o barulho era insuportável e começava bastante cedo.

Em retaliação, já houve, também em anos anteriores, disparo de fogos de artifícios nos helicópteros por parte dos moradores da região.

Vale lembrar que os Centros Administrativos não realizam atendimento ao público, ou seja, o banco não pode se utilizar da justificativa de que não quer prejudicar a população.

Centros administrativos fechados

Os 13 centros administrativos amanheceram fechados nesta quinta-feira. São 9 mil bancários de braços cruzados só nesses locais, responsáveis por processos internos administrativos (sem atendimento ao público).

O Sindicato estima que também estarão fechadas todas as agências do Centro de Curitiba, dos bairros Portão, Centro Cívico e da região do Mercado Municipal. Já estão confirmadas como fechadas as agências BB e Caixa no bairro Bacacheri. Na região metropolitana, Lapa, Araucária e São José dos Pinhais estão com as agências paradas.

Confira os centros administrativos fechados:

HSBC
C. A. Palácio Avenida (Travessa Oliveira Belo, 34 – Centro)
C. A. Xaxim (Rua Des. Estanislau Cardoso, 870 – Xaxim)
C. A. Kennedy (Av. Presidente Kennedy, 3080 – Água Verde)
C. A. Vila Hauer (Rua Tem. Francisco Ferreira de Souza, 645 – Hauer)

Caixa Econômica Federal
C. A. Sede 1 (Rua José Loureiro, 195 – Centro/Praça Carlos Gomes)
C. A. Sede 2 (Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro/Caixa Cultural)

Banco do Brasil
C. A. CSO Palladium (Av. Presidente Kennedy, 4121 – Portão/Shopping Palladium)
C.A. CSO Estação (Av. Sete de Setembro, 2775 – Centro/Shopping Estação)
C. A. Banco do Brasil CSL (Praça Tiradentes, 410 – Centro/Praça Tiradentes)
Central de Atendimento do Banco do Brasil (Rua Joinville, 3.816 – São José dos Pinhais)

Bradesco
C.A. Bradesco Pólo (Av. Presidente Afonso Camargo, 177 – Jardim Botânico)
C. A. Centro (Rua Marechal Deodoro, 558 – Centro)

Santander
C. A. Santander (Rua Marechal Deodoro, 474 – Centro)


*Contraf/CUT e Seeb Curitiba

 

Veja outras notícias

Lucros crescem, mas Santander começa 2026 com demissões e sobrecarga

O ano mal começou e o clima já pesou no Santander. O banco tem promovido, nas primeiras semanas de 2026, desligamentos abruptos e sem transparência. Os diretores do Sindicato atenderam trabalhadores de carreira, com anos — e até décadas — de dedicação, dispensados de...

PLR dos bancários 2026

A Participação nos Lucros ou Resultados (PLR) dos bancários em 2026 é regida pela Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2024–2026, que define critérios de cálculo e prazos de pagamento. O pagamento é feito em duas parcelas. A primeira, de antecipação, é creditada até...

Sindicato solicita o pagamento do PRB e Bradesco nega

Em reunião online realizada na tarde desta quinta-feira 12, o Sindicato, por meio da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Bradesco, solicitou ao banco o pagamento da parcela fixa do Programa de Remuneração Bradesco (PRB). A cobrança ocorreu porque a ROE...