Se há um caso de vergonha alheia é quando clientes começam a procurar o SindBancários para denunciar o mau atendimento. Pois este foi o caso da agência Tristeza do Santander, em Porto Alegre. Com o perdão do trocadilho, é muito triste um banco internacional, que tem lucro líquido crescente a cada ano no Brasil, passar pelo constrangimento de ser denunciado ao SindBancários por um cliente que ficou mais de duas horas na fila.
Por isso a agência ficou fechada durante toda esta terça-feira, 11/3, e assim permanecerá até que haja um número de trabalhadores suficiente para atender bem os clientes e que não torne a vida dos bancários e bancárias dessa agência um calvário de tanto trabalho. Mas os bancários e bancárias do Santander e diretores do SindBancários já sabiam que isso aconteceria. Isso porque o Santander tem feito uma conta perversa para ampliar os lucros: piorar o atendimento, reduzindo o volume de trabalhadores por bancos e, ainda assim, demitir.
“Quando é um cliente que liga para o Sindicato para dizer que ficou duas horas na fila é porque a situação é absurda. Clientes entraram em contato com o SindBancários para dizer que estavam ficando até duas horas na fila do caixa porque tinha apenas um colega atendendo. Isso significa que há bancários trabalhando mais do que podem para compensar ausências por motivos de férias e que falta gente para prestar um serviço decente”, diz o diretor do SindBancários e funcionário do Santander, Ronaldo Brum.
O presidente do SindBancários e funcionário do Santander, Mauro Salles, diz que a diretoria está atenta para a exploração praticada pelos bancos. “Os colegas e os clientes podem procurar o nosso Sindicato. Sempre respondemos prontamente a esses casos de exploração. É responsabilidade nossa tomar uma atitude que mostre o quanto a nossa categoria é de dignidade e de luta. Vamos continuar atuando de acordo com a nossa história. Onde houver exploração do trabalho, a resposta será dada”, diz Mauro Salles.
Fonte: Imprensa SindBancários