No ano passado foram 27,5 mil reclamações, 75 por dia.
As queixas contra serviços bancários aumentaram 76% em 2013. Em 2012, foram 15,6 mil queixas. Média de 42 reclamações por dia. Em 2013, o número subiu para 27,5 mil – 75 queixas por dia. Um crescimento de 76%.
No fim do ano passado, o analista de marketing, Alexandre Gomes, passou por um constrangimento. Mesmo depois de pagar as dívidas, o banco não comunicou o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e ele continuou com o nome sujo. "Foi uma surpresa e muito negativa, fiquei realmente chateado”, diz o analista de marketing, Alexandre Gomes.
As principais reclamações de clientes no ano passado foram débito não autorizado, informações incompletas e cobranças irregulares. O ranking revela uma tendência: 2014 está só no início e a média em janeiro já chegou a 70 reclamações por dia. Os débitos não-autorizados continuam liderando o levantamento do Banco Central. Existe regra para o que banco pode ou não pode cobrar. Informação que vale ouro quando o cliente decide que reclamar.
Todo o cliente que possui conta corrente tem direito aos seguintes serviços de graça por mês:
– Quatro saques;
– Dois extratos mensais;
– Duas transferências entre contas no próprio banco;
– Cartão inicial com função de débito;
– E não há limite para consulta na internet.
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Distrito Federal, diz que registrar a reclamação é importante, pois ajuda na fiscalização.
“O primeiro passo então é buscar o serviço de atendimento ao consumidor, que é o SAC, que deve num prazo de cinco dias dar uma resposta satisfatória e efetiva ao consumidor. Não resolvendo, temos três outros caminhos: Banco Central, Procon e a busca ao poder judiciário para ver resolvida a sua situação”, fala o presidente comissão de direito do consumidor da OAB/DF, Fernando Martins de Freitas.
O analista de marketing Alexandre Gomes, cumpriu todas as etapas. No fim, o banco reconheceu o erro e ele foi indenizado. “A gente tem que ir atrás, correr, para conseguir os nossos direitos porque infelizmente hoje em dia atendimento, bom atendimento a gente está precisando muito”, explica.
Para a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), as reclamações aumentaram porque cresceu o número de clientes no país. Foram abertas 48 milhões de novas contas. Para diminuir as queixas, os bancos dizem que estão aperfeiçoando os canais de atendimento aos clientes.
G1