Notícias

II CENSO DA DIVERSIDADE ENTRA NA RETA FINAL
 
Movimento sindical convoca a categoria a responder o questionário
 
""
 
O segundo Censo da Diversidade, iniciado no dia 17 março, está entrando na reta final. Quem ainda não respondeu o questionário tem prazo até o próximo dia 25 para participar, bastando acessar o hotsite www.febraban-diversidade.com.br. Não leva mais do que 10 minutos.

O sigilo está garantido, pois o sistema conta com um programa de segurança e as respostas serão confidenciais. Todos os bancários, inclusive os licenciados por motivos de saúde, maternidade e mandato sindical, que estão na base de cadastro da RAIS, podem participar da pesquisa. Estão aptos a participar cerca de 486 mil bancários e bancárias, que representam 98% do categoria.

Os sete bancos públicos habilitados são Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco da Amazônia, Banestes, Banrisul, BNB e BRB. Já os 11 bancos privados são Bradesco, Citibank, Fibra, HSBC, BIC Banco, Itaú, Mercantil, Santander, Safra, Votorantim e Topázio.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT) ressalta a importância da participação da categoria. A Contraf/CUT entende que, com o segundo Censo, será possível comparar se as distorções detectadas na primeira pesquisa, realizada em 2008, foram corrigidas ou não. Também ficará mais fácil averiguar se os bancos estão efetivamente assegurando condições igualitárias na contratação, na remuneração e na ascensão profissional de todos os trabalhadores, independentemente de sexo, gênero, raça/cor, etnia, se LGBT ou pessoas com deficiência. Por isso, a participação de todos os bancários é fundamental.

A exigência de CPF, data de nascimento ou matrícula completa permite a entrada segura no sistema, com certificação de que o acesso é feito somente por bancários. O sistema está criptografado, o que significa que não há como rastrear individualmente os CPFs ou matrículas; logo, não há risco de vazamento de informações.

Não deixe para a última hora
A reunião do grupo de acompanhamento do segundo Censo, integrado por representantes da Contraf/CUT e da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), realizada no dia 28 de março em São Paulo (SP), mostrou que nos dez primeiros dias apenas 6,73% dos bancários haviam participado, considerando os municípios com mais de 400 trabalhadores na base. Isto é muito pouco.

Uma nova reunião de avaliação está prevista para ocorrer nesta terça-feira (15). Diz então a Contraf/CUT: "É preciso ampliar, e muito, a adesão nos próximos dias. O resultado do segundo Censo será um valioso instrumento de comparação para identificar avanços ou retrocessos no retrato da categoria bancária, na perspectiva da igualdade de oportunidades".

*Fenae

Veja outras notícias

CEE/Caixa cobra avanços no Acolhe

Caixa promove evento para comemorar os cinco anos do programa de atendimento e acolhimento às empregadas vítimas de violência doméstica e familiar; representação dos empregados ressalta a importância do programa, mas cobra medidas de manutenção da renda, para maior...