Notícias

BANRISULENSES ENTREGAM PAUTA ESPECÍFICA E AGUARDAM RESPOSTO DO BANCO

                      Sindicalistas criticaram a ausência da diretoria do Banrisul no ato "" 


Fetrafi-RS, SindBancários e sindicatos do interior entregaram nesta quarta-feira (24) ao Banrisul, a pauta específica aprovada no 24º Encontro Nacional dos Banrisulenses. O documento foi recebido pelo superintendente de Gestão de Pessoas, Gaspar Saikoski e pelo representante do Departamento Jurídico, Paulo Henrique Pinto da Silva. O movimento sindical reivindicou que a primeira rodada específica seja agendada o mais breve possível, a fim de acompanhar o andamento das negociações com a Fenaban.


 

Após a entrega, os dirigentes sindicais criticaram o descaso da diretoria do banco, ausente na ocasião. Na avaliação dos banrisulenses, o primeiro funcionário de carreira a chegar à direção do Banco deveria dar a devida importância à pauta de reivindicações apresentada pelos colegas. A diretoria do Banrisul também ignorou o convite enviado pela Fetrafi-RS para participação no Encontro Nacional, sem qualquer retorno à correspondência encaminhada ao Banco.

O diretor da Fetrafi-RS, Carlos Augusto Rocha, destacou a legitimidade da pauta específica, construída a partir das deliberações do 24º Encontro Nacional dos Banrisulenses, ocorrido no último nos dias 20 e 21 de agosto, na sede da Fetrafi-RS. "Esperamos que o banco dê celeridade ao processo de negociação, pois as negociações gerais com a Fenaban estão adiantadas, com possibilidade de apresentação de proposta na próxima segunda-feira (29). Por outro lado, temos grande preocupação com o momento político do país e a possibilidade de retirada de direitos. A nossa expectativa é que o Banrisul viabilize uma negociação o mais rápido possível”, destacou Rocha.

"Este ano nós inovamos ao realizar um Encontro Nacional com dois dias de duração, com o objetivo de aprofundar os debates da pauta, que dialoga com todos os segmentos de trabalhadores do Banco. Ela é a expressão da democracia e dos anseios dos funcionários do Banrisul”, enfatiza a diretora da Fetrafi-RS, Denise Corrêa.

Os dirigentes sindicais também salientaram que a lucratividade obtida pelo Banrisul no semestre (R$ 389,6 milhões), permite que o Banco volte a negociar o novo Plano de Carreira com efetividade. O objetivo é buscar a valorização profissional de todo o quadro de funcionários, além de gerar novas expectativas de carreira na instituição pública.

O superintendente de Gestão de Pessoas, Gaspar Saikoski, disse que o Banco tratará a pauta dos trabalhadores com respeito. Segundo ele, o Banrisul vai encaminhar as negociações considerando os interesses dos funcionários, de acordo com as possibilidades da instituição.

Clique aqui para acessar a Pauta Específica na íntegra!


Calendário de luta dos banrisulenses:

1º de Setembro – Quinta

Manifestações da Campanha Salarial. Em Porto Alegre haverá Passeatão dos Bancários e ato público.

12 de Setembro – Segunda

Atividades de mobilização pelo 88º aniversário do Banrisul.

*Comunicação/Fetrafi-RS

Veja outras notícias

Acordo Coletivo do Saúde Caixa é aprovado com 65,84% dos votos

Assembleias realizadas em todo o país confirmam “reajuste zero” nas mensalidades do plano de saúde das empregadas e empregados da Caixa As empregadas e empregados da Caixa Econômica Federal, titulares do Saúde Caixa, aprovaram a proposta de Acordo Coletivo de Trabalho...

Analise a minuta do ACT Saúde Caixa

Veja a íntegra da proposta do acordo coletivo específico do plano de saúde das empregadas e empregados da Caixa Sindicatos de bancários de todo o país realizam, entre 19h do dia 11 e 14h do dia 12 de novembro, assembleias para deliberação sobre a proposta de Acordo...

Mulheres recebem 21% menos que homens em mais de 54 mil empresas

4º Relatório de Transparência Salarial revela ainda que trabalhadoras negras recebem em média 53,4% menos que homens não negros As mulheres recebem 21,2% menos que homens no Brasil. Em cargos mais elevados, como de dirigentes e gerentes, a diferença chega a 27,1%. Os...