Notícias

BRASIL É O REINO DA IMPUNIDADE, DIZ JORNAL "LE MONDE"

‘Jornalista diz que processos da justiça brasileira "acabam em pizza’ 

 


A edição da última terça-feira (28) do jornal francês Le Monde chamou a atenção para o cenário político brasileiro com o título "Brasil, o reinado da impunidade". Segundo a matéria da repórter Claire Gatinois, o presidente Michel Temer, ao ver a operação Lava Jato mais próxima, "parece estar tentado se proteger de uma possível acusação".


O texto também diz que a tática não está passando despercebida e, por mais que Temer tente dizer que o governo não vai proteger ninguém, as ações dele vão no sentido contrário. "Muitíssimo impopular, Temer não para de dar sinais ambíguos", analisa a repórter.

Ao falar sobre o tamanho da impunidade que "reina no Brasil", Claire explica aos leitores franceses a existência da famosa expressão de que os processos na Justiça ‘terminam em pizza’. "Se formos ouvir os mais cínicos, tudo leva a crer que Temer já estaria esquentando a sua pizza quatro queijos", afirma a repórter.

Uma das ações de Temer contestadas pelo jornal é a escolha de Alexandre de Moraes para a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).Claire explica que o ex-ministro da Justiça é conhecido por sua simpatia pelo presidente, o que "suscita questões sobre sua nomeação", poisserá o revisor do processo da Lava Jato.

Além disso, oLe Monde lembra que Moraes defendia a tortura e apoiou o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha, o que "não melhora sua imagem".

A correspondente comenta país se questiona sobre o peso de foro privilegiado. "Um privilégio que se transformou em uma ferramenta muito cômoda para desacelerar ou até mesmo enterrar algumas investigações", escreve.

*RBA

 

 

Veja outras notícias

Lucros crescem, mas Santander começa 2026 com demissões e sobrecarga

O ano mal começou e o clima já pesou no Santander. O banco tem promovido, nas primeiras semanas de 2026, desligamentos abruptos e sem transparência. Os diretores do Sindicato atenderam trabalhadores de carreira, com anos — e até décadas — de dedicação, dispensados de...

PLR dos bancários 2026

A Participação nos Lucros ou Resultados (PLR) dos bancários em 2026 é regida pela Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2024–2026, que define critérios de cálculo e prazos de pagamento. O pagamento é feito em duas parcelas. A primeira, de antecipação, é creditada até...

Sindicato solicita o pagamento do PRB e Bradesco nega

Em reunião online realizada na tarde desta quinta-feira 12, o Sindicato, por meio da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Bradesco, solicitou ao banco o pagamento da parcela fixa do Programa de Remuneração Bradesco (PRB). A cobrança ocorreu porque a ROE...