Notícias

CUT-RS e centrais intensificam convocação para ato de 22 de março contra reforma da Previdência

Confira os locais e horários das manifestações no Rio Grande do Sul "" 

A CUT, centrais sindicais e movimentos sociais intensificam a convocação do Dia Nacional de Luta em Defesa da Previdência, que será realizado na próxima sexta-feira, 22 de março. Será um dia de resistência para mostrar ao presidente Jair Bolsonaro (PSL) que a classe trabalhadora não vai aceitar a aprovação da proposta de reforma da Previdência, que se encontra em tramitação no Congresso Nacional e apoiada pelo governo e pela mídia submissa aos interesses do mercado financeiro.
Para presidente da CUT-RS, Claudir Nespollo, o objetivo da mobilização é "aumentar o nível de consciência da população sobre a gravidade dessa reforma, que é o fim da Previdência Social e da aposentadoria, e a importância de realizar uma greve geral para derrubar esse projeto”.
 
Segundo ele, "será um degrau para uma greve geral”, pois somente uma grande paralisação nacional pode frear a reforma do Bolsonaro. Ainda não há uma data prevista, uma vez que ela depende do andamento da proposta no Congresso. O sindicalista afirma que, "quando estiver próxima a votação na Câmara Federal, aí vai haver a greve geral”.  

Reforma de Bolsonaro é ainda pior do que a de Temer

Nespolo lembra que, em 28 de abril de 2017, a classe trabalhadora fez a maior greve geral da história do país e conseguiu.barrou a proposta de reforma da Previdência apresentada pelo presidente golpista e ilegítimo Michel Temer (MDB). Mais de 45 milhões de trabalhadores em todo o país cruzaram os braços para dizer não à reforma de Temer.
 
O dirigente da CUT-RS considera a reforma da Previdência de Bolsonaro "pior do que a de Temer" e significa o "maior retrocesso da história, superando a maldita reforma trabalhista de Temer, que acabou com direitos, aumentou a precarização do trabalho, jogou milhões de trabalhadores na informalidade e, ao contrário do que prometeram, não reduziu o desemprego no país”.

Mobilização no RS

As centrais no Rio Grande do Sul lançaram um panfleto que explica os principais pontos da reforma e convoca a mobilização de 22 de março em defesa do direito à aposentadoria.
 
Clique aqui para acessar o panfleto.
 
Nespolo reforça a convocação para que todos os trabalhadores e trabalhadoras da Capital e do Interior participem dos protestos que estão marcados em várias cidades do Estado.
 

Confira as manifestações já agendadas!

– Porto Alegre: 18h, ato na Esquina Democrática;
 
– Caxias do Sul: 17h, ato na Praça Dante Alighieri
 
– Santa Maria: 17h30, ato na Praça Saldanha Marinho
 
– Pelotas: 18h, ato no Mercado Público
 
– Passo Fundo: 17h, ato na Esquina Democrática
 
– Ijuí: 9h e 14h, aulas públicas na Praça da República
 
FONTE: FETRAFI

 

Veja outras notícias

Lucros crescem, mas Santander começa 2026 com demissões e sobrecarga

O ano mal começou e o clima já pesou no Santander. O banco tem promovido, nas primeiras semanas de 2026, desligamentos abruptos e sem transparência. Os diretores do Sindicato atenderam trabalhadores de carreira, com anos — e até décadas — de dedicação, dispensados de...

PLR dos bancários 2026

A Participação nos Lucros ou Resultados (PLR) dos bancários em 2026 é regida pela Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2024–2026, que define critérios de cálculo e prazos de pagamento. O pagamento é feito em duas parcelas. A primeira, de antecipação, é creditada até...

Sindicato solicita o pagamento do PRB e Bradesco nega

Em reunião online realizada na tarde desta quinta-feira 12, o Sindicato, por meio da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Bradesco, solicitou ao banco o pagamento da parcela fixa do Programa de Remuneração Bradesco (PRB). A cobrança ocorreu porque a ROE...