Notícias

BANCÁRIOS DO BRADESCO SOFREM COM IRREGULARIDADES NO EXAME PERÍODICO
Sindicato recebe denúncias constantes desde dezembro de 2018Os bancários do Bradesco de Rondônia continuam a sofrer com as irregularidades causadas durante o processo do exame periódico nas agências. Há 6 meses, o Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO) recebem denúncias constantes sobre a situação.
As reclamações relatam que o método utilizado pela empresa, contratada pelo Bradesco, faz com que os funcionários sejam atendidos dentro de uma van, que fica localizada, na maioria das vezes, em espaços de completo desconforto e literalmente ‘no aperto’, como é o caso da agência de Ariquemes, em que o veículo-médico fica em um corredor do lado de fora da agência, em um espaço muito estreito.
Além disso, a avaliação dos especialistas que prestam o atendimento médico não apresenta as especificações de cada exame, ou detalha suas restrições nas observações feitas no questionário respondido pelos funcionários.
O Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) apresentado ao funcionário mostra apenas se ele está ‘apto’ ou ‘inapto’. Não inclui observações, como os funcionários que possuem alguma doença ocupacional, ou restrições profissionais.
 “E não bastassem todas essas falhas nos exames, o funcionário está sendo obrigado a assinar os exames médicos antes mesmo de responder o questionário, antes mesmo de realizar o seu exame periódico, o que é inadmissível. E devemos lembrar que essa prática equivocada e incorreta de atendimento médico prestada aos funcionários já foi amplamente denunciada, inclusive por matéria jornalística, e acontece em todas as agências do Bradesco em Rondônia. Por isso vamos reiterar essa denúncia tanto na imprensa quanto no Ministério Público do Trabalho, e vamos ainda pedir esclarecimentos e solução do problema junto à diretoria nacional do banco”, destacou José Pinheiro, presidente do SEEB-RO.

Fonte: Seeb-RO

Veja outras notícias

Como é a PLR Bancários 2026 Bradesco

A PLR dos bancários é determinada pelo lucro anual do banco, e o pagamento é efetuado em duas parcelas, a primeira sendo creditada até 30 de setembro (antecipação), e a segunda até 1º de março do ano seguinte, quando o lucro do Bradesco já está consolidado. O cálculo...

Lucros crescem, mas Santander começa 2026 com demissões e sobrecarga

O ano mal começou e o clima já pesou no Santander. O banco tem promovido, nas primeiras semanas de 2026, desligamentos abruptos e sem transparência. Os diretores do Sindicato atenderam trabalhadores de carreira, com anos — e até décadas — de dedicação, dispensados de...

PLR dos bancários 2026

A Participação nos Lucros ou Resultados (PLR) dos bancários em 2026 é regida pela Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2024–2026, que define critérios de cálculo e prazos de pagamento. O pagamento é feito em duas parcelas. A primeira, de antecipação, é creditada até...