Cerca de dois meses após ser anunciado como futuro presidente do Banrisul pelo governador Eduardo Leite, o nome de Fernando Lemos finalmente foi pautado na Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, na próxima quinta-feira (15), às 9h. O indicado ainda terá que passar por uma sabatina na ALRS e ser aprovado pelos deputados estaduais antes de assumir o cargo.
Nos próximos dias devem ser conhecidos todos os nomes que serão indicados para a diretoria do Banrisul pelo governador. O desembargador Fernando Lemos, que deve ocupar a presidência no lugar do economista Cláudio Coutinho, é a única indicação já conhecida. A posse da diretoria completa ainda deve demorar, já que todos os diretores devem passar pela aprovação da Assembleia Legislativa e do Banco Central.
O movimento sindical espera que a nova gestão possa trabalhar em sintonia com as necessidades e a opinião da maioria dos gaúchos e gaúchas, bem como pelo fortalecimento do papel social do banco público. O presidente do SindBancários Porto Alegre e Região, Luciano Fetzner, está otimista com o anúncio de mudanças na gestão do Banrisul. “Esperamos que, com o próximo presidente, se ampliem os canais de diálogo e negociações com o nosso Banrisul, para que consigamos avançar em pautas importantes para os banrisulenses, como por exemplo o novo PCFS e a melhoria das condições de trabalho”, observa Fetzner.
Na opinião do diretor de Comunicação do SindBancários, Gilnei Nunes, o Banrisul precisa voltar a se destacar no cenário gaúcho, “como um agente de indução de políticas públicas e fomento ao desenvolvimento dos municípios e empreendedores do nosso Estado”.
Fernando Lemos foi presidente da extinta Caixa Econômica Estadual, entre 1990 e 1991, diretor do próprio Banrisul entre 1996 e 1999 e presidente da instituição nos governos Germano Rigotto e Yeda Crusius. Formado em Direito pela Universidade de Brasília (UnB), em 1986, ocupa, atualmente, o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul.
Imprensa SindBancários
Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini