Notícias

Lucros crescem, mas Santander começa 2026 com demissões e sobrecarga
O ano mal começou e o clima já pesou no Santander.

O banco tem promovido, nas primeiras semanas de 2026, desligamentos abruptos e sem transparência. Os diretores do Sindicato atenderam trabalhadores de carreira, com anos — e até décadas — de dedicação, dispensados de forma repentina, inclusive por justa causa, o que gerou apreensão e indignação entre os funcionários.

Para o Sindicato, os casos não são isolados. Eles refletem uma lógica de gestão baseada em pressão constante, metas elevadas e instabilidade permanente, que empurra trabalhadores ao limite até que o vínculo se torne descartável.

O Santander segue desrespeitando os trabalhadores e clientes brasileiros com demissões, fechamento de agências e a ampliação da terceirização”, destaca adiretora do Sindicato, Patrícia Bassanin.

A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander cobra do banco mais transparência nos dados, incluindo divulgação nos números de funcionários nas empresas do conglomerado.

Conquistas do Sindicato

O Santander confirmou o pagamento da segunda parcela da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) para 27 de fevereiro, juntamente com a folha salarial do mês, a remuneração semestral (PPE) e os valores referentes ao segundo semestre.

Além da segunda parcela da PLR, que é assegurada na CCT, os empregados também receberão a Programa Próprio de Resultados Santander (PPRS), outra conquista histórica do movimento sindical garantida no ACT vigente.

Veja outras notícias

PLR dos bancários 2026

A Participação nos Lucros ou Resultados (PLR) dos bancários em 2026 é regida pela Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2024–2026, que define critérios de cálculo e prazos de pagamento. O pagamento é feito em duas parcelas. A primeira, de antecipação, é creditada até...

Sindicato solicita o pagamento do PRB e Bradesco nega

Em reunião online realizada na tarde desta quinta-feira 12, o Sindicato, por meio da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Bradesco, solicitou ao banco o pagamento da parcela fixa do Programa de Remuneração Bradesco (PRB). A cobrança ocorreu porque a ROE...

PLR do Bradesco será paga no dia 27 de fevereiro

O Bradesco informou ao Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região que realizará o pagamento da PLR (Participação nos Lucros e Resultados) no dia 27 de fevereiro. O banco também confirmou que será pago o adicional de PLR cheio, no valor de R$ 3.668,29 mais a...