A atividade ocorre na Praça da Alfândega, entre a Caixa e o Banrisul, a partir das 10h.
Os bancários promoverão na manhã desta terça-feira, dia 25, um ato em conjunto para denunciar a perseguição a empregados da Caixa que são testemunhas de colegas em ações trabalhistas contra a empresa. De forma ilegal, vem tentando intimidar os empregados, transformado em réu quem tem coragem de denunciar desmandos e irregularidades administrativas. Participe. A atividade ocorre na Praça da Alfândega, entre a Caixa e o Banrisul, a partir das 10h.
Ao saber que você testemunhou a favor de um colega numa reclamatória trabalhista ou outro tipo de processo contra a Caixa, a empresa inventa um processo administrativo e te transforma em réu. O precesso se dá de forma ilegal do começa ao fim e em um tribunal de exceção.
Provas documentais não são consideradas nem depoimentos que possam ajudar na tua defesa. Nem as provas do sistema eletrônico, como o ponto, são levadas em conta.
"Além de ferir a cidadania, é uma ofensa ao estado de Direito, ao livre acesso à Justiça e à dignidade da pessoa", afirma o assessor Jurídico do SindBancários, Antonio Vicente Martins.
Além de ter feito denúncia ao Ministério Público do Trabalho, o Sindicato enviou ofício ao Superintendente da Caixa no Rio Grande do Sul denunciando os fatos. Também comunicará a OAB-RS, a AmatraIV (Associação dos Magistrados do Trabalho da IV Região), a Justiça do Trabalho, o Ministério Público do Trabalho (MPT), Corregedoria do TRT, OIT (Organização Internacional do Trabalho) e Comissões dos Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, da Câmara Federal e do Senado.
Fonte: Imprensa/SindBancários