Notícias

Audiência pública debate nesta quarta ameaça de venda da subsidiária Banrisul Cartões

A Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e Turismo da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado estadual Zé Nunes (PT), realiza nesta quarta-feira (24), às 18h15, uma audiência pública virtual, com o objetivo de debater as perspectivas do Banrisul na conjuntura do mercado financeiro do país e a possibilidade de venda ou operação bancária envolvendo a subsidiária Banrisul Cartões.

Para participar do evento é só acessar o link:
https://alergs.webex.com/alergs/j.php?MTID=m7ba5f996a17ea57adf4ec6bf87267ee6 

A audiência será também transmitida nas mídias sociais da TV Assembleia e compartilhada na página do Facebook da CUT-RS.

A Banrisul Cartões administra a rede Vero e a emissão de cartões de benefícios e empresariais BanriCard, contando com 143,5 mil estabelecimentos credenciados ativos e 6,3 mil convênios ativos, respectivamente, em dezembro de 2020.

Para Zé Nunes, que também preside a Frente Parlamentar em Defesa do Banrisul Público, a importância da Banrisul Cartões pode ser medida pela sua participação no lucro líquido do Banrisul consolidado. Entre 2015 e 2020, a Banrisul Cartões foi responsável por 24% dos lucros do Banrisul.

“Tendo em vista que já houve uma tentativa de abertura de capital em 2018, que não se efetivou, resultando na perda de valor de mercado da companhia e a posição de fragilidade em que a Banrisul Cartões pode vir a se encontrar em caso de venda para algum competidor, inclusive com perda de controle acionário por parte do Governo do RS, verifica-se a importância de um debate amplo e transparente a respeito de nova operação financeira evidenciada pelo Fato Relevante anunciado pelo presidente do banco”, destacou o deputado.

FONTE: CUT RS

Veja outras notícias

Lucros crescem, mas Santander começa 2026 com demissões e sobrecarga

O ano mal começou e o clima já pesou no Santander. O banco tem promovido, nas primeiras semanas de 2026, desligamentos abruptos e sem transparência. Os diretores do Sindicato atenderam trabalhadores de carreira, com anos — e até décadas — de dedicação, dispensados de...

PLR dos bancários 2026

A Participação nos Lucros ou Resultados (PLR) dos bancários em 2026 é regida pela Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2024–2026, que define critérios de cálculo e prazos de pagamento. O pagamento é feito em duas parcelas. A primeira, de antecipação, é creditada até...

Sindicato solicita o pagamento do PRB e Bradesco nega

Em reunião online realizada na tarde desta quinta-feira 12, o Sindicato, por meio da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Bradesco, solicitou ao banco o pagamento da parcela fixa do Programa de Remuneração Bradesco (PRB). A cobrança ocorreu porque a ROE...