Notícias

BANCÁRIO É O PROTAGONISTA DA CAMPANHA NACIONAL

Trabalhador é quem define a pauta de reivindicações até aceitar ou rejeitar proposta e fazer greve

Quando a campanha entra nesta fase – em que os bancos apresentam uma proposta global e os trabalhadores passam a ver a greve como único recurso -, muitas mensagens de bancários chegam ao Sindicato. Nessas mensagens, a categoria se manifesta rejeitando o que foi apresentado pelos banqueiros e querendo participar da paralisação.
"Os bancários são o motor de tudo que acontece na Campanha Nacional Unificada", explica a secretária-geral do Sindicato, Raquel Kacelnikas. Essa participação começa com a consulta, em que os trabalhadores manifestam o que querem ver na pauta que será debatida nacionalmente antes de ser entregue aos banqueiros. Depois começam as negociações que precisam ser acompanhadas passo a passo pelos informativos do Sindicato. Até que surgem as propostas e as assembleias onde devem ser apreciadas.

As assembleias de trabalhadores são soberanas. É nesse ambiente que cada bancário deve definir o que quer que aconteça, os rumos da Campanha. É sempre essa decisão que será respeitada.

"O Sindicato encaminha o que édecidido pelos trabalhadores e coloca à disposição toda estrutura para fazer acontecer a mobilização. Podemos indicar caminhos, e é o que estamos fazendo agora, apontando a rejeição dessa proposta de 7,8% e a greve a partir do dia 27", afirma Raquel. "Mas quem toma as decisões nas assembleias, sobre aprovar ou rejeitar propostas, e quem faz a greve forte em cada local de trabalho, com o apoio e organização do Sindicato, é o bancário."

*Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região

Veja outras notícias

Santander ouve demandas dos empregados do RS

Representantes dos trabalhadores e do banco se reuniram nessa quarta-feira (10/4) Nesta quarta-feira, 10 de abril, dirigentes sindicais e empregados do Santander de todo o estado estiveram reunidos com representantes do banco na sede da Fetrafi-RS, em Porto Alegre. Os...

Funcef precisa de diretoria e conselheiros capacitados

Votação já começa na próxima semana; conheça bem os candidatos Nos últimos anos, a Funcef e os participantes de seus planos têm enfrentado inúmeras dificuldades e ataques, com projetos de lei e resoluções de órgãos de controle que reduzem as responsabilidades das...