Notícias

BANCÁRIOS ENCERRAM SEMANA COM GREVE ASCENDENTE

Sindicatos ampliam movimento dia após dia, em todo o Estado

A Fetrafi-RS contabiliza a evolução da greve da categoria no Rio Grande do Sul desde a última terça-feira,27, quando iniciou o movimento em todo o país. Ao longo dos quatro dias de paralisação, os sindicatos filiados à entidade não mediram esforços para sensibilizar os colegas bancários a aderirem ao movimento, exercendo seu livre direito de reivindicar uma nova proposta da Fenaban.

Os banqueiros levaram a categoria à greve após apresentarem uma proposta rebaixada de índice, composta pela reposição da inflação e de apenas 0,56% de aumento real. Embora a Fenaban veicule a informação de que está aberta ao diálogo, até agora não fez contato com o Comando Nacional dos Bancários para retomar as negociações.
Além de denunciar o descaso dos bancos nas negociações, a categoria tenta conquistar o apoio da população, que utiliza serviços bancários mediante o pagamento de tarifas e juros abusivos. Os bancários também cobram mais responsabilidade dos bancos quanto à segurança de agências e postos bancários, devido à alta incidência de assaltos, sequestros, arrombamentos e outros crimes como a saidinha de banco, que têm feito diversas vítimas nos últimos meses.

Segundo o diretor da Fetrafi-RS, Jorge Vieira, além do crescimento da greve, cabe salientar que o movimento está sendo encaminhado de maneira tranquila, sem confrontos. "Apesar de alguns gestores estarem pressionando os bancários a retornarem ao trabalho, ferindo o direito de greve dos trabalhadores, de maneira geral o movimento está evoluindo a cada dia com mais adesões. A categoria chegou no limite da indignação e compreende que o momento de pressionar os bancos é agora", explica o dirigente sindical.

Para a próxima semana, a Fetrafi-RS espera a superação do número de agências, postos de atendimento e departamentos em greve, que atingiu nesta sexta cerca de 700 unidades no Rio Grande do Sul.

* Fetrafi-RS

Veja outras notícias

Itaú: vacinação contra a gripe começa na segunda 15

O Itaú dará início a sua campanha de vacinação contra a gripe na segunda-feira 15, com data de encerramento prevista para o dia 26 nos polos administrativos de São Paulo, e dia 30 nas agências/clínicas conveniadas. No dia 27, no Ceic, haverá uma ação para reforçar a...

Contraf-CUT realiza 4º Seminário Jurídico Nacional

Evento ocorrerá na sede da entidade, em São Paulo, nos dias 23 e 24 de abril, com participação do ministro do Trabalho, Luiz Marinho A Secretaria de Assuntos Jurídicos da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) realiza, nos dias 23 e...

Santander divulga calendário de vacinação

Ação faz parte de pauta permanente do movimento sindical, como elemento central na promoção da saúde A campanha de vacinação contra a gripe para todos os funcionários do Santander começa na segunda-feira (15). A vacina oferecida na campanha é a Quadrivalente,...