Os bancários de todo o Brasil receberão neste ano, a nível de dissídio coletivo, conforme convenção coletiva assinada no ano de 2022, aumento salarial da inflação do período mais meio por cento de ganho real. O dissidio coletivo dos bancários foi assinado por 2 anos.
Os bancos deverão creditar até o dia 30/09/2023 sobre todas as verbas salariais na conta dos bancários, a inflação que deve ficar em torno de 4%, mais 0,5% de inflação. Além do salário deverá ser creditado também o PLR até essa data.
Acreditamos que foi um bom acordo, pois apesar dos esforços medidos pelo movimento sindical, que antecipou todas as demandas solicitadas, onde foi montado um calendário de negociações com os banqueiros, que previa a última negociação no final da primeira quinzena de agosto, para que, em não havendo concordância ou aceito uma proposta decente que contemplasse a categoria bancária, houvesse tempo para organizar a greve.
No entanto os banqueiros levaram até o último dia de agosto para fazer uma proposta razoável, a qual o movimento sindical, mesmo sabendo dos riscos, pois como existe a ultratividade que não permite que se prorrogue o dissídio anterior, o comando dos bancários, exaustivamente conseguiu que se conquistasse pelo menos a inflação com um pequeno ganho real.
Portanto não tivemos perda nenhuma e apesar dos ataques promovidos por um governo que promovia e incentiva ataques aos trabalhadores, conseguimos avanços como: aumento real nos VALE ALIMENTAÇÃO E REFEIÇÃO além de R$ 1.000,00 de adicional em VALE ALIMENTAÇÃO. Além disso conquistamos aumento de 13% na parcela adicional da PLR, entre outras.
As negociações este ano continuam, individualmente por banco, para que se melhore a situação dos bancários. Nosso grande desafio para as próximas negociações é primeiramente buscar alteração na reforma trabalhista, que tantos malefícios tem nos causado. Principalmente na ULTRATIVIDADE que não permite que nos organizamos para fazer GREVE, nosso último recurso para reivindicar nossos direitos.
SINDICATO DOS BANCÁRIOS DE CARAZINHO E REGIÃO