Notícias

BANCÁRIOS GAÚCHOS PEDIRÃO A INTERVENÇÃO DA PF NO COMBATE AOS ATAQUES A BANCOS

O diretor do SindBancários Jurídico do SindBancários e titular da Comissão de Segurança da Federação dos Bancários, Lúcio Paz, participa na próxima semana da 85ª reunião da Comissão Consultiva para Assuntos de Segurança Privada, em Brasília. Na ocasião, o dirigente sindical irá sugerir a intervenção da Polícia Federal no combate aos ataques a bancos no Rio Grande do Sul.

Lúcio destaca que a situação fugiu ao controle dos órgãos de segurança pública. Ele aponta uma série de fatores que colocam os municípios gaúchos na mira das quadrilhas de assalto a banco. "Em boa parte das pequenas cidades não há efetivo policial suficiente para reprimir as ações dos bandidos, que estão geralmente melhor equipados e armados que a polícia. Por outro lado, os bancos não investem o suficiente em planos e equipamentos de segurança, que poderiam dificultar o acesso às agências e postos bancários", destaca.

O dirigente sindical diz que será preciso ações mais efetivas e de inteligência policial para desmantelar as quadrilhas que agem no estado. "Embora a maior responsabilidade seja da Secretária de Segurança Pública, o combate aos ataques a bancos exige que todos façam a sua parte para garantir a segurança dos bancários, clientes e usuários", observa.

Lucio também critica a falta de responsabilidade dos bancos. "As agências bancárias no Brasil se constituem em verdadeiras vitrines. Temos lutado pela colocação de vidros blindados, portas de segurança com detector de metais e pela aquisição de equipamentos de vigilância por vídeo com monitoramento à distância. No entanto, os bancos não encaram estas iniciativas como investimentos necessários para garantir a segurança daqueles que geram seus altíssimos lucros, mas sim como despesa. Isto reflete a falta de responsabilidade social das instituições financeiras", afirma o sindicalista.

As entidades sindicais também estão pautando a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado para que as reuniões do Grupo de Trabalho de Segurança Bancária sejam retomadas. O último encontro foi em dezembro, e a previsão era de retorno em março, entretanto a SSP ainda não se manifestou.

Estatísticas continuam a crescer

De acordo com levantamento feito pela Federação dos Bancários RS, o número de ataques a bancos nos meses de janeiro e fevereiro aumentou quase 100% em relação ao mesmo período de 2009. A última ocorrência registrada pela Brigada Militar ocorreu na madrugada desta segunda-feira, na cidade de São Leopoldo. Uma agência do Banrisul, na Avenida São Borja, no Bairro Rio Branco, foi arrombada às 05h30. Após o acionamento automático do alarme, os ladrões fugiram sem levar dinheiro da unidade.

Estatística do Medo – Março de 2009

1. Dia 2: Banco do Brasil – Dois Lajeados – assalto
2. Dia 4: Sicredi – Caxias do Sul – assalto
3. Dia 5: Banco do Brasil – Dom Feliciano – assalto
4. Dia 5: Bradesco – Caxias do Sul – assalto
5. Dia 8: Banrisul – São Leopoldo – arrombamento

Fonte: FeebRS

Veja outras notícias

ASSEMBLÉIA EXTRAORDINÁRIA ACORDO SAÚDE CAIXA 2026

Acordo Coletivo de Trabalho – SAÚDE CAIXA 2026           O SINDICATO DOS BANCÁRIOS DE CARAZINHO E REGIÃO com sede na Rua Venâncio Aires, 338, convoca todos os bancários titulares beneficiários do SAÚDE CAIXA da Caixa Econômica Federal, da base territorial do Sindicato...

Senado aprova isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil

Texto segue para sanção presidencial e deve entrar em vigor em janeiro de 2026 O Senado aprovou nesta quarta-feira (5) o projeto de lei que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda (IR) para quem recebe até R$ 5 mil mensais e reduz as alíquotas para rendas entre...