Notícias

Banco Central inicia nesta terça reunião que deve elevar taxa básica de juros

Previsão era de que a Selic subiria 1 ponto percentual. Com o possível furo no teto dos gastos do governo, alta pode ser maior

A taxa básica de juros (Selic) deve sofrer nova elevação nos próximos dias. O Copom (Comitê de Política Monetária) do BC (Banco Central) inicia nesta terça-feira (26), e conclui na quarta-feira (27), reunião que definirá o novo percentual da Selic.

A previsão inicial era de uma elevação de 1 ponto percentual. Porém, com o anúncio de que o governo federal pode extrapolar o teto de gastos para pagar o Auxílio Brasil — benefício que substitui o Bolsa Família — no valor mínimo de R$ 400 até o fim de 2022, fez especialistas do mercado financeiro elevarem a projeção.

A Selic vem registrando uma série de altas nas últimas cinco reuniões do Copom. No encontro realizado em setembro, a taxa básica de juros passou de 5,25% para 6,25% ao ano. A Ativa Investimentos foi uma das corretoras que revisaram suas projeções para a Selic nesta semana. Em nota divulgada para a imprensa, o economista-chefe da Étore Sanchez aposta em uma alta de 1,50 ponto percentual. Anteriormente, o cenário traçado por ele era de 1 ponto percentual contínuo até março do ano que vem.

“Além da perspectiva de avanço da Selic em 1,5 ponto percentual na reunião de quarta-feira, avaliamos que a autoridade deverá garantir novamente 1,50 ponto percentual para a reunião de dezembro. Assim, esperamos que a taxa básica de juros termine 2021 em 9,25%”, diz Sanchez.

Júlia Aquino, analista quantitativa da Rico investimento, também acredita em alta de 1,50 ponto percentual na próxima quarta-feira. “O Banco Central vem emendando aumento atrás de aumento da taxa básica de juros. Na próxima decisão, nosso time de economia acha que ela deve ir para 7,75%, em um esforço para conter a inflação acelerada que gerou uma corrida para as montanhas da renda fixa.”

A Western Asset também enviou nota na segunda-feira (25) afirmando que revisou sua projeção “diante das mudanças de regime fiscal” para 7,75%, em outubro, e 9,25%, em dezembro.

Selic estava em queda até março de 2021

Até março deste ano, a taxa básica de juros vinha registrando uma série de quedas desde julho de 2015 e a sequência de reduções consecutivas desde julho de 2019, chegando ao menor patamar da história.

FONTE: CONTRAF

Veja outras notícias

Eleições da Funcef: Hoje começa a votação

Participantes da ativa e assistidos dos planos de previdência podem votar até sexta-feira (19), mas a orientação é não deixar para a última hora A partir desta terça-feira (16), os participantes dos planos de previdência da Funcef começam a votar para definir quem vai...

Itaú: vacinação contra a gripe começa na segunda 15

O Itaú dará início a sua campanha de vacinação contra a gripe na segunda-feira 15, com data de encerramento prevista para o dia 26 nos polos administrativos de São Paulo, e dia 30 nas agências/clínicas conveniadas. No dia 27, no Ceic, haverá uma ação para reforçar a...

Contraf-CUT realiza 4º Seminário Jurídico Nacional

Evento ocorrerá na sede da entidade, em São Paulo, nos dias 23 e 24 de abril, com participação do ministro do Trabalho, Luiz Marinho A Secretaria de Assuntos Jurídicos da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) realiza, nos dias 23 e...