Notícias

BANCO CENTRAL: JURO DO CHEQUE ESPECIAL SOBE A 292%

     Rotativo do cartão de crédito vai a 439,5%

 


A taxa de juros do cheque especial subiu em janeiro e atingiu 292,3% ao ano, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (24) pelo Banco Central.O resultado do cheque especial mostra uma alta de 5,3 pontos percentuais em relação a dezembro e um salto de 83,3 pontos na comparação com janeiro de 2015.


Os juros do rotativo do cartão de crédito também subiram no primeiro mês de 2016 e atingiram 439,5% ao ano. É a maior taxa para o rotativo já registrada na série histórica do BC, iniciada em março de 2011.

Ela mostra uma alta de 8,1 pontos na comparação com dezembro, e um salto de 10,4,9 pontos em relação a janeiro de 2015.

Os dados são referentes apenas aos juros cobrados das famílias. Esses são números médios e podem variar para cada situação específica, porque os bancos oferecem taxas diferentes de acordo com o plano contratado pelo cliente e a relação entre eles (quem tem mais dinheiro no banco paga menos taxas).

Confira a variação de outras modalidades de crédito monitoradas pelo BC:

Financiamento imobiliário: de 10% ao ano em dezembro para 10,4% ao ano em janeiro;

Compra de veículos: de 26% ao ano em dezembro para 27,5% ao ano em janeiro;

Compra de outros bens: de 93% ao ano em dezembro para 94% ao ano em janeiro;

Cartão de crédito parcelado: de 136,2% ao ano em dezembro para 144,5% ao ano em janeiro;

Crédito renegociado: de 46,2% ao ano em dezembro para 47,1% ao ano em janeiro;

Crédito pessoal consignado: de 28,8% em dezembro para 29,3% ao ano em janeiro;

Crédito pessoal não-consignado: de 117,7% ao ano em dezembro para118,4%ao ano em janeiro.

*UOL

 

 

Veja outras notícias