Notícias

BANCO CENTRAL RESTRINGE OPERAÇÃO COM CARTÃO DE CRÉDITO CONSIGNADO

Para desestimular os financiamentos com desconto em folha de pagamento feitos com cartão de crédito consignado, o Banco Central decidiu equiparar essas operações aos demais empréstimos consignados.

Os bancos que concederem esse crédito em operações com prazo superior a 36 meses terão de ter uma reserva maior de capital para assegurar o empréstimo. Isso significa que um banco, com o mesmo capital, terá menos recursos para emprestar.

O BC informou que a norma que aumenta o percentual de pagamento mínimo de faturas de cartão de crédito não será aplicada aos cartões de crédito consignado, "que já têm regras próprias estabelecendo limite de crédito e percentual mínimo de pagamento, contribuindo para a redução do risco de endividamento excessivo do consumidor".

Segundo a instituição, esses percentuais são definidos de acordo com a renda e os convênios firmados entre bancos e as entidades ou empresas responsáveis pelo pagamento de salários ou aposentadorias.

Folha de São Paulo

Veja outras notícias

Eleições da Funcef: Hoje começa a votação

Participantes da ativa e assistidos dos planos de previdência podem votar até sexta-feira (19), mas a orientação é não deixar para a última hora A partir desta terça-feira (16), os participantes dos planos de previdência da Funcef começam a votar para definir quem vai...