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BANCO DO BRASIL ABRE AGÊNCIA EM NOVA YORK PARA TURISTAS BRASILEIROS

Ponto de atendimento do banco estatal será inaugurado até o final do terceiro trimestre de 2011 em território americano.

Enquanto não define a compra de uma instituição financeira nos Estados Unidos, o Banco do Brasil (BB) estrutura a abertura de uma agência em Nova York para o atendimento exclusivo a turistas brasileiros.

A expectativa é de que esse posto de atendimento seja inaugurado até o final do terceiro trimestre do ano que vem. "É uma agência conceito para atender o brasileiro que está de passagem por Nova York", explica o vice-presidente de negócios internacionais e atacado do banco, Allan Simões Toledo.

Essa agência não fará a venda de produtos financeiros e nem a abertura de contas correntes para os brasileiros que residam nos EUA. O executivo explica que esse ponto de atendimento dará suporte aos turistas que estão na cidade a lazer ou a negócios por meio de serviços como troca de moeda, saques, consulta de extrato e desbloqueio de cartões.

Além do modelo de negócios, o banco também já definiu a localização dessa agência conceito, que ficará na rua 42, próxima ao Bryant Park.

Entre os grandes bancos, apenas o Itaú Unibanco consegue prestar assessoria presencial a seus clientes em viagens internacionais. Mas apenas nos países em que possui rede de varejo (Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile), além das duas agências que mantém no Japão.

Já a possibilidade de abrir contas em solo americano depende da conclusão da compra de uma instituição financeira por parte do BB.

O analista da Lopes & Filho Consultoria, João Augusto Salles, avalia que essa agência contribuirá muito pouco para o volume de negócios do banco, mas que será importante como estratégia de comunicação. "É mais uma questão de presença de marca. Os grandes bancos daqui precisam estar nos EUA para não perder negócios no futuro", diz o especialista.

Além da agência no exterior, o BB planeja ainda uma reformulação de seu modelo de atendimento no Brasil, que contempla a contratação de mais funcionários para atuar diretamente com o cliente, abertura de novas agências e também a reforma das já existentes.

Entre janeiro e setembro, o banco abriu 161 novas agências, chegando a um total de 5058. Além disso, está fazendo a remodelação, até o final do ano, de 40 desses pontos de atendimento, deixando-os com um visual mais moderno. Essas mudanças tiveram início pelo Sudeste, mas serão estendidas a outras regiões do país.

Outras 500 agências passarão por essa remodelagem até o final do ano que vem. Em paralelo a essa reforma, o BB quer ainda abrir mais de 200 agências de varejo ao longo de 2011, segundo gerente geral de relações com investidores, Gilberto Lourenço da Aparecida.

Ao melhorar o atendimento, o objetivo do banco é conseguir elevar o número de receitas por cliente. Em 2010, esse volume está em R$ 396,60, considerando o fluxo trimestre. Esse valor é apenas 4% acima do registrado no ano passado.

Corretora

O banco também não abandonou os planos de ter uma corretora própria. Esse projeto está em estudo há mais de um ano, mas a instituição ainda não avançou nesse projeto.

Segundo o diretor de finanças do BB, Márcio Hamilton, o banco realiza estudos internos para encontrar qual será a melhor forma de adquirir essa corretora. "Continua no nosso plano estratégia ter uma corretora", disse durante reunião a investidores realizada em São Paulo com a Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec-SP).

Fonte: Brasil Econômico

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