O Banco do Brasil (BB) voltou a reduzir as taxas de juros para pessoas físicas e empresas nesta quinta-feira (19/4).
Segundo o banco, o ajuste reflete o corte da Selic realizado na quarta-feira pelo Banco Central (BC).
As novas taxas do BB entram em vigor a partir de segunda-feira, 23, e incluem novas reduções em linhas de crédito que já haviam sido alteradas na última semana.
"Com essa redução, o Banco do Brasil reafirma o compromisso de manter suas taxas entre as menores do sistema financeiro", afirmou o banco em nota.
A taxa mínima para o cartão de crédito passou de 3% para 2,94% ao mês. Antes da primeira redução, essa taxa era de 12,25%.
A taxa mínima para financiamento de veículos passou de 0,85% ao mês para 0,79%, e o cheque especial passou de 1,97% ao mês para 1,38%.
O empréstimo consignado para aposentados do INSS passou de 0,85% para 0,79%.
Dentre as reduções às empresas, o Adiantamento de Crédito ao Lojista passou de uma mínima de 1,26% ao mês para 1,04%.
Cortes nos juros
No início do mês, o Banco do Brasil anunciou corte em diversas linhas de crédito para pessoa física e empresas, e foi seguido pela Caixa Econômica Federal.
Por orientação do governo, o objetivo era estimular uma redução no spread bancário – diferença entre a taxa de captação dos bancos e os juros cobrados dos clientes.
Na semana passada, o banco HSBC seguiu os bancos estatais, e também anunciou uma queda nas taxas. O Santander também reduziu, na terça-feira, a taxa cobrada de pequenas e médias empresas.
Na quarta-feira, anunciaram redução nos juros o Bradesco e o Itaú Unibanco.
Brasil Econômico