Notícias

BANCO DO BRASIL PREPARA INJEÇÃO DE CAPITAL NO VOTORANTIM

Após quase três meses de negociações, o Banco do Brasil deve anunciar nos próximos dias a compra de 49% do Banco Votorantim, braço financeiro do grupo da família Ermírio de Moraes, informa Toni Sciarretta na edição de hoje da Folha.

O BB deve pagar até R$ 7 bilhões pela participação, devendo injetar um volume que pode chegar a R$ 6 bilhões em dinheiro novo para capitalizar o banco. As negociações avançaram no final do ano passado, e ambos os bancos acertam agora detalhes sobre o cronograma de desembolsos. O BB também aguarda a conclusão do último balancete do Votorantim, que trará uma posição atualizada sobre a carteira de crédito e demais ativos do banco.

O controle do Votorantim deve seguir com a família Ermírio de Moraes. O Banco do Brasil, no entanto, conseguiu incluir no acordo de acionistas uma participação mais ativa, possivelmente compartilhada, na gestão do banco. Com uma participação minoritária no Votorantim, o BB não poderá consolidar seus ativos em seu balanço –ou seja, a aquisição não muda o ranking dos maiores bancos brasileiros, que seguirá liderado por Itaú/Unibanco.

O maior interesse do BB no Votorantim é a carteira de veículos, segmento em que o banco estatal está atrasado em relação aos concorrentes privados. O Votorantim investiu pesado nos últimos anos para ganhar mercado no financiamento de automóveis, especialmente o de carros usados. Uma das ideias em discussão é focar o financiamento de veículos na BV, a financeira do Votorantim. Procurados, o BB não confirmou a negociação, e o Votorantim afirmou que não comenta rumores de mercado.

 Fonte: Folha Online

Veja outras notícias

Caixa divulga editais para dois novos concursos com 4 mil vagas

A Fundação Cesgranrio é a banca responsável pela organização do processo seletivo. As inscrições começam no dia 29 de fevereiro, e as provas serão aplicadas em maio. A Caixa Econômica Federal divulgou nesta quinta-feira (22) os editais de dois novos concursos...