Notícias

BANCO DO BRASIL: SAÚDE É TEMA DE NEGOCIAÇÃO NA SEXTA-FEIRA 14

Bancários querem discutir as condições que geram um ambiente de trabalho extremamente adoecedor, além da situação dos planos de saúde dos funcionários de bancos incorporados

""

A terceira mesa de negociação entre a Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB) e o banco para debater a pauta específica de reivindicações para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) dos funcionários, no âmbito da Campanha Nacional dos Bancários 2020, será realizada nesta sexta-feira 14, a partir das 10h. O tema será saúde e condições de trabalho. 

> Bancários cobram mais contratações do Banco do Brasil
Home office: comissão dos funcionários apresenta proposta ao Banco do Brasil

“Saúde é um tema central desta campanha, não só por causa da pandemia do coronavírus, mas também porque é um debate que permeia a vida dos bancários, que trabalham para um dos setores que mais causam adoecimentos, e que sempre resulta em embate entre as duas partes da negociação”, ressalta João Fukunaga, diretor executivo do Sindicato e coordenador da CEBB.

“Precisamos debater a pressão excessiva por metas abusivas que sempre foi um problema gerador de adoecimentos, e que se tornou ainda mais grave neste momento de pandemia”, acrescenta o dirigente. 

Dados do INSS comprovam que a categoria bancária é uma das que mais adoece por conta do trabalho. Entre 2009 e 2013, houve um aumento de 40,4% no total de benefícios concedidos aos bancários, enquanto que para as demais categorias profissionais o crescimento foi de 26,2%. 

Ainda segundo dados do INSS, de 2009 a 2018 mais da metade (56%) dos afastamentos de bancários foram reconhecidos como doença do trabalho, sendo as mais comuns: depressão, ansiedade, estresse e as LER/Dort. As doenças psicológicas foram progressivamente tornando-se prevalentes; de 2013 em diante, passaram a ser maiores que as Ler/Dort.

Segundo o Observatório de Saúde do Trabalhador, do Ministério Público do Trabalho, a incidência das doenças mentais e tendinites entre bancários é no mínimo de 3 a 4 vezes maior que a da maioria da população. O que demonstra que o fator trabalho é crucial para essa incidência.

Entre 2012 e 2017 os bancos foram responsáveis por apenas 1% dos empregos criados no país, mas por 5% dos afastamentos por doença, ainda segundo o Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho.

Além deste cenário comprovadamente adoecedor, o Banco do Brasil oferece diferentes planos de saúde para os seus funcionários. Ao invés de unificar, passou a ter vários convênios médico por causa dos bancos incorporados. 

“Precisamos fazer uma discussão séria a respeito desta questão. Nem que seja no futuro, o banco terá de discutir os problemas relacionados a este ponto. Nas negociações anteriores, avançamos bastante no Acordo Coletivo de Trabalho, mas ainda existem itens do contrato de trabalho que não garantem isonomia para os bancários incorporados a respeito do plano de saúde.  Nossa pauta de reivindicações tem cláusulas que garantem isonomia, e o banco tem de avançar neste debate”, afirma Getulio Maciel, dirigente sindical e representante da CEEB pela FETEC-CUT/SP.

Confira aqui o calendário de rodadas da Campanha dos Bancários 2020. E para saber tudo sobre a campanha, leia o nosso tutorial.

 

FONTE: SP BANCÁRIOS

Veja outras notícias

Eleições da Funcef: Amanhã começa a votação

Participantes da ativa e assistidos dos planos de previdência podem votar até sexta-feira (19), mas a orientação é não deixar para a última hora A partir desta terça-feira (16), os participantes dos planos de previdência da Funcef começam a votar para definir quem vai...

Itaú: vacinação contra a gripe começa na segunda 15

O Itaú dará início a sua campanha de vacinação contra a gripe na segunda-feira 15, com data de encerramento prevista para o dia 26 nos polos administrativos de São Paulo, e dia 30 nas agências/clínicas conveniadas. No dia 27, no Ceic, haverá uma ação para reforçar a...

Contraf-CUT realiza 4º Seminário Jurídico Nacional

Evento ocorrerá na sede da entidade, em São Paulo, nos dias 23 e 24 de abril, com participação do ministro do Trabalho, Luiz Marinho A Secretaria de Assuntos Jurídicos da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) realiza, nos dias 23 e...