Notícias

BANCOS BRASILEIROS JÁ SE PREPARAM PARA A NOVA RODADA DA CRISE ECONÔMICA

Balanços mostram aumento na despesas e possíveis perdas com a inadimplência

A Caixa Econômica Federal encerrou ontem a temporada de balanços dos grandes bancos brasileiros. Os resultados expuseram que os bancos brasileiros já se preparam para a nova rodada da crise econômica internacional, informa reportagem de Giuliana Vallone publicada na edição de quinta-feira da Folha.
Os balanços mostram um aumento na despesas com possíveis perdas com a inadimplência. Além disso, segundo analistas, é possível identificar cautela maior na concessão de crédito por parte das instituições nos últimos meses.

Banco do Brasil, Bradesco e Santander elevaram suas provisões para calotes entre junho e setembro –o que reduziu o lucro líquido–, mesmo prevendo inadimplência estável ou com alta moderada nos próximos meses.

O BB chegou a elevar essas despesas em 23,5% ante 2010, para R$ 3,26 bilhões.

"O Itaú Unibanco foi o único a reduzir as provisões. Isso porque já havia feito esse ajuste nos três meses anteriores", diz João Augusto Salles, da consultoria Lopes Filho.

"Os bancos estão desacelerando seus empréstimos, restringindo suas concessões e sendo mais seletivos."

*Folha

Veja outras notícias

Santander ouve demandas dos empregados do RS

Representantes dos trabalhadores e do banco se reuniram nessa quarta-feira (10/4) Nesta quarta-feira, 10 de abril, dirigentes sindicais e empregados do Santander de todo o estado estiveram reunidos com representantes do banco na sede da Fetrafi-RS, em Porto Alegre. Os...

Funcef precisa de diretoria e conselheiros capacitados

Votação já começa na próxima semana; conheça bem os candidatos Nos últimos anos, a Funcef e os participantes de seus planos têm enfrentado inúmeras dificuldades e ataques, com projetos de lei e resoluções de órgãos de controle que reduzem as responsabilidades das...