Notícias

BANCOS PODERÃO RESPONDER POR DANOS INDEPENDENTEMENTE DE CULPA

Segundo o texto, caberá à própria instituição provar a existência de algum fator que exclua a sua responsabilidade, como caso fortuito ou força maior.

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 6214/09, do deputado Marçal Filho (PMDB-MS), que estabelece a responsabilidade objetiva dos bancos por danos morais ou materiais sofridos pelos usuários dos seus serviços.

Pela responsabilidade objetiva, a existência do dano é suficiente para gerar a responsabilização, independentemente de comprovação de dolo (intenção) ou culpa (negligência, imperícia ou imprudência) por parte da instituição financeira.

Segundo o texto, caberá à própria instituição provar a existência de algum fator que exclua a sua responsabilidade, como caso fortuito ou força maior.

Marçal Filho prevê que a proposta facilitará o recebimento de indenizações pelas pessoas que sofrerem qualquer espécie de dano ao usarem agências bancárias e caixas eletrônicos. "Isso também forçará os bancos a adotarem medidas eficazes de segurança nos locais em que os seus serviços são prestados", acrescentou.

Tramitação

O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Agência Câmara

Veja outras notícias

Empregados reivindicam reajuste zero do Saúde Caixa

Nesta terça-feira (17), serão realizadas atividades nas agências e departamentos do banco, e live à noite, para mobilizar trabalhadores da Caixa para a luta contra reajustes das mensalidades do plano de saúde, melhorias na rede credenciada e no atendimento Empregadas...

Quarta é dia de mutirão da Consulta Nacional dos Bancários 2025

Com o objetivo de incentivar a ampla participação da categoria na Consulta Nacional dos Bancários 2025, a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) orienta os dirigentes sindicais a organizarem mutirões em suas bases todas às...