Notícias

BANCOS TERÃO SERVIÇO ÚNICO COM INFORMAÇÕES CADASTRAIS SOBRE EMITENTES DE CHEQUES

Cada banco tinha seu próprio serviço para a liberação

Até agora, cada banco tinha seu próprio serviço para a liberação de informações desse tipo.

O objetivo do CMN é tornar o sistema centralizado mais claro, transparente, confiante e fácil de ser consultado pela sociedade, informou o chefe do Departamento de Normas do Banco Central (BC), Sérgio Odilon dos Anjos. A decisão faz parte de uma série de medidas restritivas aprovadas pelo CMN para aumentar a segurança nas operações com cheque e deve vigorar no prazo de seis a 12 meses.

Outra medida, que entra em vigor nesta sexta-feira, dia 29, caso venha a ser publicada no Diário Oficial da União, permite que os emitentes de cheques sem fundos possam buscar informações no sistema bancário para saber quem é o detentor do documento e regularizar a situação. Pela norma atual, os bancos não tinham condições de fornecer a informação, pois não havia uma determinação legal sobre o assunto.

"Agora, o emitente do cheque poderá chegar ao banco, saber quem depositou o cheque e com quem o cheque está. O banco, até onde tiver conhecimento, terá que passar as informações ao emitente", disse Sérgio Odilon.

*Agência Brasil

Veja outras notícias

Copom mantém Selic em 15% e penaliza trabalhadores e população

Decisão anunciada nesta quarta-feira (17) mantém Brasil entre os países com os juros mais altos do mundo, ampliando endividamento e desestimulando consumo e investimentos O Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, anunciou no início da noite desta...

Caixa lucrou R$ 9,784 bilhões no primeiro semestre

Resultado representa um crescimento de 70,22% em relação ao mesmo período de 2024 A Caixa Econômica Federal divulgou, nesta quarta-feira (17), logo após o fechamento do mercado, os resultados referentes ao primeiro semestre de 2025. O lucro líquido contábil no período...