Notícias

BANRISUL RECEBE REIVINDICAÇÕES ESPECÍFICAS E ANUNCIA NEGOCIAÇÃO

Os banrisulenses realizaram no final da manhã desta quinta-feira, dia 1º, a entrega da pauta específica dos trabalhadores à presidência do banco.
Diretores do SindBancários, Fetrafi-RS e sindicatos do interior foram recebidos pelo presidente Túlio Zamin, que se comprometeu em marcar um primeiro encontro para quinta ou sexta da próxima semana, dias 8 ou 9. "Fizemos essa primeira reunião para montar um calendário de negociações", anunciou Zamin.

A pauta dos funcionários foi discutida e atualizada durante o 19º Encontro Nacional dos Banrisulenses, realizado no dia 20 de agosto, no Hotel Embaixador, em Porto Alegre. A minuta contém 23 itens, entre elas o aumento do piso. Os funcionários também querem as diferenças de 5,5% perdidas em relação às negociações da Fenaban; a criação de uma comissão específica para discutir, avaliar e indicar propostas para a crise financeira do Plano 1 da Fundação Banrisul; isonomia de direitos para afastados em tratamento de saúde; redefinição dos prazos para finalização da proposta de plano de carreira no Banrisul; o fim das metas abusivas com revisão dos critérios da remuneração variável com extensão do benefício a todo o quadro de funcionários.

O presidente do SindBancários, Mauro Salles, ressaltou que a pauta foi uma construção de todos os setores do funcionalismo do Banrisul. "Os funcionários anseiam por um plano de carreira, melhores condições de trabalho e outras reivindicações. Este encontro cria uma expectativa dos funcionários e como representantes do movimento sindical, desejamos uma saudável negociação como também definir um calendário de negociações", relatou o presidente.

"Nossa pauta contém reivindicações há muitos anos represadas. A minuta é fruto de vários encontros e discussões entre os banrisulenses. Desejamos iniciar logo as tratativas para as negociações específicas", destacou o diretor da Fetrafi-RS, Carlos Augusto Rocha.

Tulio Zamin saudou os presentes e disse que pelo bom ambiente criado nos últimos com o movimento sindical, crê que o diálogo prevalecerá. "Entendo que a categoria tem o desejo de construir um plano de carreira adequado, mas também devemos olhar com atenção para a Fundação Banrisul. O desafio é construirmos ações positivas para a categoria, que é o que todos conclamam. Vamos buscar as soluções e não o enfrentamento, não é essa linha que desejamos", declarou o presidente.

"Vamos fazer uma reunião na próxima semana, quinta ou sexta , daí montaremos um calendário para as negociações", finalizou Zamin. A presidência deve confirmar o dia da reunião até o final desta quinta-feira.

Avaliação

A diretor do SindBancários Lourdes Rossoni fez uma boa avaliação do encontro. "Estamos em um momento ímpar, onde esperamos avançar em questões importantes dos banrisulenses, como o plano de carreira, condições de trabalho e o piso do Dieese. Nossa pauta também reivindica melhorias para o funcionalismo, como os operadores de negócios, plataformistas, caixas e demais funcionários. Cabe lembrar que teremos avanços em nossas questões específicas se tivermos a participação efetiva de todos os banrisulenses nesta campanha", comentou.

(Fonte: SindBancários)

 

Veja outras notícias

Itaú: vacinação contra a gripe começa na segunda 15

O Itaú dará início a sua campanha de vacinação contra a gripe na segunda-feira 15, com data de encerramento prevista para o dia 26 nos polos administrativos de São Paulo, e dia 30 nas agências/clínicas conveniadas. No dia 27, no Ceic, haverá uma ação para reforçar a...

Contraf-CUT realiza 4º Seminário Jurídico Nacional

Evento ocorrerá na sede da entidade, em São Paulo, nos dias 23 e 24 de abril, com participação do ministro do Trabalho, Luiz Marinho A Secretaria de Assuntos Jurídicos da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) realiza, nos dias 23 e...

Santander divulga calendário de vacinação

Ação faz parte de pauta permanente do movimento sindical, como elemento central na promoção da saúde A campanha de vacinação contra a gripe para todos os funcionários do Santander começa na segunda-feira (15). A vacina oferecida na campanha é a Quadrivalente,...