Notícias

BANRISULENSES SE REÚNEM COM A FUNDAÇÃO BANRISUL NA SEGUNDA-FEIRA

Reunião foi garantida na última reunião específica com a direção do banco, realizada no final de outubro

O Comando dos Banrisulenses se reunirá na próxima segunda-feira (9), com a direção da Fundação Banrisul. O encontro será às 10h30, na sede da Fundação, na rua Siqueira Campos, 736, Centro de Porto Alegre. A reunião, acertada durante negociação específica com a direção do banco, pela Campanha Salarial 2009.

O objetivo dos banrisulenses é discutir e resolver pendências do funcionalismo do banco junto à Fundação. Além disso, os trabalhadores também possuem uma série de reivindicações que já foram repassadas à direção da Fundação, mas ainda não foram debatidas.

Segundo a diretora da Federação dos Bancários RS, Denise Corrêa, os banrisulenses tem grandes expectativas quando a possíveis mudanças na gestão da Fundação Banrisul. "Queremos a democratização da gestão, através da realização de eleições diretas para as áreas de Seguridade e Financeira", destaca a dirigente sindical.

Veja algumas das deliberações do 17º Encontro Nacional dos Banrisulenses em relação à Fundação Banrisul:

:: Fim das faixas etárias: recebimento do beneficio a partir da concessão da previdência oficial; Hoje são 3 faixas: Os pré-23 de janeiro de 1978, sem limite de idade; os admitidos a partir dessa data e até junho de 82 e os que entraram após essa data que terão de trabalhar ou contribuir até os 60 anos.

:: Aumento do benefício mínimo para 50% do salário real de benefício (hoje 10%).

:: Cobertura do redutor "Fator Previdenciário".

:: Democratização da Entidade – Realização de eleições diretas para diretor de seguridade e financeiro.

:: Fim do voto de qualidade que dá total poder aos representantes das patrocinadoras.

:: Pagamento integral das pensões (100%), sem reduções.

:: Paridade de contribuição na Fundação entre patrocinador e participante.

:: Extensão do valor do ADI e Cesta Alimentação ao valor da complementação, inclusive nas pensões, com o devido custeio das patrocinadoras e participantes.

:: Realização de seminário sobre a Fundação Banrisul para aprofundamento e democratização do debate sobre a situação atual e perspectivas futuras do nosso fundo de pensão.

Sobre a Fundação Banrisul

A Fundação Banrisul de Seguridade Social é uma entidade fechada de previdência complementar, instituída em 29 de janeiro de 1963 pelo Banco do Estado do Rio Grande do Sul, S.A., com o objetivo principal de complementar os benefícios concedidos pela Previdência Social aos seus empregados.

A Entidade hoje administra dois planos de benefícios, um de Benefício Definido e outro de Contribuição Variável, destinados a cerca de 14.000 Participantes e Assistidos, vinculados a 5 empresas patrocinadoras. Os patrimônios dos planos de benefícios são autônomos entre si e desvinculados de qualquer outro órgão ou entidade.

 Feeb/RS

 

Veja outras notícias

COE Bradesco debate reestruturação no banco

Movimento sindical está preocupado com os rumos da instituição financeira A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Bradesco se reuniu, na tarde de terça-feira (20), na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), em São...