Notícias

Caixa: Contraf-CUT solicita negociação sobre o “Minha Trajetória”

Trabalhadores reclamam que a ferramenta mantém mesmos problemas da antiga GDP

A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) enviou, nesta sexta-feira (15), um ofício para a Caixa Econômica Federal solicitando o agendamento de uma mesa de negociações sobre o “Minha Trajetória”, ferramenta utilizada pelo banco para gerir o desempenho das empregadas e empregados.

No ofício a Contraf-CUT observa que “em reunião ocorrida em 19 de julho, o banco garantiu que a nova ferramenta era uma virada de página para corrigir os rumos que estavam estabelecidos na gestão de pessoas e que o objetivo seria sanar problemas e orientar o desenvolvimento profissional dos empregados.”

“Entretanto, têm chegado diversas denúncias nos sindicatos de que, apesar de ter mudado de nome, a ferramenta é o mesmo GDP (programa de Gestão de Desempenho de Pessoas) utilizado anteriormente, com os mesmos objetivos sendo impostos pelos gestores”, afirmou a coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa, Fabiana Uehara Proscholdt. “Existem, inclusive, memes ironizando a suposta substituição da GDP pelo Minha Trajetória”, completou.

O ofício ressalta, também que “a cartilha de ‘Sugestões – Objetivos SMART Rede Varejo’ é a individualização das metas do Conquiste na ferramenta ‘Minha Trajetória’. “A ferramenta tem que servir para desenvolver os trabalhadores e não cobrar metas. Mas, o que temos percebido pelas reclamações feitas pelos empregados é que a Caixa só repaginou o GDP”, disse.

Negociações

O ofício também cobra que as decisões sejam negociadas antecipadamente com a representação dos trabalhadores. “Conforme já exaustivamente abordado em todas as mesas de negociação, que uma negociação efetiva, uma construção coletiva com os representantes dos empregados, evitaria inúmeros problemas”.

FONTE: CONTRAF

Veja outras notícias

Cassi: diretores e conselheiros eleitos tomam posse

Com a oficialização da posse de grupo formado por funcionários da ativa e aposentados do BB, cerimônia reforça representação de associados e associadas na gestão da entidade Os novos eleitos da Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil (Cassi) tomaram...