Notícias

CAIXA E BB DESENVOLVEM SOFTWARE LIVRE PÚBLICO

Duas soluções livres desenvolvidas pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco Brasil já estão disponíveis à sociedade no Portal do Software Público Brasileiro, www.softwarepublico.gov.br .

Um dos novos softwares possibilita a transmissão de um streaming de áudio e vídeo pela intranet ou internet, reduzindo custos com reuniões presenciais. O sinal pode ser capturado por até 200 outros pontos da rede por um único servidor. O software Minuano foi desenvolvido pela para auxiliar a comunicação da empresa junto às suas agências. Segundo a vice-presidente de Tecnologia da Informação da instituição, Clarice Coppetti, o Minuano é a única solução em software livre desenvolvida para transmissão de áudio e vídeo pela internet e intranet.

O Portal do Software Público é coordenado pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento. As soluções disponibilizadas no Portal do Software Público podem ser obtidas por qualquer interessado, mediante cadastramento.

O outro software lançado é o Apoena, desenvolvido pela Banco do Brasil para facilitar o acesso à informação nos telecentros apoiados pela instituição em todo o País. A solução produz clippings de notícias e funciona como uma agência de notícias pois coleta e processa dados de mais de 300 fontes informativas. O usuário pode definir e filtrar os assuntos de seu interesse bem como encaminhar as notícias por e-mail para outras pessoas cadastradas no sistema.

Os dois programas foram lançados na 10ª edição do Fórum Internacional de Software Livre começou nesta quarta-feira, dia 24 de junho, em Porto Alegre. Na solenidade de abertura, realizada às 16h, o coordenador geral do evento, Marcelo Branco, criticou qualquer iniciativa de controlar a internet. "Não queremos a internet controlada, mas com liberdade de criar, modificar e distribuir", salientou.

 Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Veja outras notícias

Advogada alerta para regras de transição

Após a Reforma da Previdenciária de 2019, que à época retirou direitos fundamentais de mais de 100 milhões de brasileiros(as, quem já estava no mercado de trabalho e perto de se aposentar pode utilizar uma das quatro Regras de Transição para se aposentar, como explica...

Funcef ataca democracia ao descumprir edital de eleição

Decisão temerária e sem transparência para reabrir inscrições de candidatos macula o processo A Fundação dos Economiários Federais (Funcef), que administra os fundos de previdência das empregadas e empregados da Caixa Econômica Federal, sem apresentar qualquer...

COE Santander conquista avanços para os Gerentes Empresas

Processo de negociação sobre Multicanalidade Santander ainda vai continuar para beneficiar todos os trabalhadores da rede de agências A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander saiu da reunião com a direção do banco, nesta quinta-feira (22), com...